Trabalhos realizados na Disciplina TIID do Curso de Direito, são divulgados pela Faculdade IESB

Data: 19/02/2024 | 0 Comentário

O Projeto de Extensão e Responsabilidade Social:

O Curso de Direito do IESB, por meio da disciplina “Trabalho Interdisciplinar Integrado em Direito II”, após deliberação e aprovação da Diretoria do Curso, ofereceu aos alunos regularmente matriculados no 4º semestre o seguinte projeto de extensão e responsabilidade social: “AGENDA 2030 – OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ”. Este plano é regido por princípios importantes: Não deixar ninguém para trás; Universalidade; A integridade e indivisibilidade dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU; A abordagem inclusiva e participativa; Apropriação nacional; A abordagem baseada nos direitos humanos.

Foram sugeridas pesquisas e uma proposta de intervenção informativa (postagens informativas), sobre um ou mais dos ODS, com a contextualização da Agenda 2030.

Atividades desenvolvidas:

As estratégias aplicadas pela docentes da disciplina “Trabalho Interdisciplinar do Direito” centraram-se em:

1. a) O desenvolvimento de competências de Competência Informacional foi realizado em equipe (interna): entre alunos e professores através da plataforma Google Classroom, com reuniões síncronas através do Meet aplicativo;
  2. b) Competência em informação para a comunidade: aplicação de metodologias ativas, com recurso a atividades orientadas e semanais, elaboração de relatórios e posts informativos para redes sociais sobre a temática abordada e apresentação destes no âmbito da avaliação semestral.
  3. c) Competência em literacia informacional em equipe (interno): A aplicação Google Classroom pode ser utilizada em dispositivos móveis Android e iOS. A plataforma permite a gestão do ensino e da aprendizagem, facilitando a organização das tarefas dos alunos e dos professores, aumentando a colaboração e facilitando a comunicação. Moreira e cols. (2020) apontam que a plataforma potencializou a interação e colaboração de uma turma de bacharelado em sistemas de informação, como uma sala de aula invertida. Forneceu controle adequado ao professor para gerenciar o ritmo de aprendizagem. Os autores consideraram ainda que a plataforma deve ser bem apresentada e explicada aos alunos para maior eficiência.

Como foi utilizado: Antes da aula, a professora compartilhou a atividade e o material de apoio na plataforma, os alunos acessaram o material e resolveram as atividades pré-aula. Durante a aula, o assunto previamente estudado foi discutido e explorado em profundidade com a turma.

1. d) Competência em informação para a comunidade: Em todas as aulas os alunos foram solicitados a realizar atividades relacionadas ao trabalho que está sendo desenvolvido. Assim, foi proposto o desenvolvimento de um projeto que consistiu em:

1 - Pesquisar e definir quais ODS seriam estudados por cada equipe;

2 - Elaborar um projeto de estudo;

3 - Elaborar relatórios intermédios e um relatório final;

4 - Criar um post informativo para as redes sociais.

Para o relatório sobre os ODS, em que cada equipe discutiu e pesquisou alguns dos objetivos, as fontes de pesquisa foram indicadas pela professora, como artigos de revistas científicas.

Ao final do semestre, os alunos enviaram os relatórios e as postagens informativas para as redes sociais na plataforma Classroom, e fizeram a apresentação como parte da avaliação da disciplina, em Evento Online com a participação de todos os alunos, da Prof.ª Me. Rita de Cássia Silva dos Santos e da coordenadora do Curso Prof. Me. Cristiane Maria da Costa Canellas.