Guaratinguetá: FACEG realiza a III Semana da Enfermagem

Data: 06/06/2019 | 0 Comentário

Nos dias 30 e 31 de maio, foi realizada a III Semana da Enfermagem da Faculdade de Educação de Guaratinguetá - FACEG com o tema “Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Saúde para Todos”. O evento, que aconteceu no auditório da IES, contou com a participação de quatro palestrantes, dentre eles, o dr. João Felipe Elache.

O tema da Semana, aborda a importância de conhecer a legislação e desenvolver consciência do papel social e político da profissão como forma de buscar o empoderamento. A saúde é um direito humano, acredita-se que enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem são fundamentais no processo de transformação e de garantia desse direito aos cidadãos. A voz do profissional da enfermagem é essencial para que as políticas públicas se tornem eficazes e façam parte da realidade da saúde brasileira.

No primeiro dia do evento (30), o grupo Stilo de Vida/Dança Solo Contemporâneo fez uma apresentação de dança. Em seguida, o dr. João Felipe apresentou o tema “Uma Voz Para Liderar”, onde abordou a administração hospitalar, de modo que os alunos do curso de Administração também foram convidados a assistir. Na sequência, houve a palestra da enfermeira Monique Fernandes sobre “Trajetória Acadêmica e Profissional: um Enfoque na Atenção Básica e nas IST e AIDS”.

Já no dia 31, foi feita uma mesa redonda para discutir o tema “Estresse na Profissão da Enfermagem: Uma Realidade que as Instituições e a Academia Insistem em Não Perceber”, com as presenças do coordenador do curso de Enfermagem da FACEG, o professor e enfermeiro Gláucio Jorge de Souza, os enfermeiros Hércules de Oliveira Carmo e Lilian Aparecida Pisani Tocha Gomes e a professora da FACEG e enfermeira, Alessandra Guimarães Monteiro Moreira.

Para encerrar o evento houve a apresentação do trabalho científico do aluno Fábio, sobre “Hipertensão”.

A saúde de todos passa pela enfermagem, desde a prevenção até o tratamento de doenças, o profissional de enfermagem lidera o acesso da população à saúde o que ressalta a importância do trabalho desse profissional.