Publicações

UNIESP – Guaratinguetá: FACEG realiza Primeira Semana de Enfermagem

Data: 31/05/2017 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Nos dias 11 e 12 de maio, a Faculdade de Educação de Guaratinguetá – FACEG realizou a Primeira Semana de Enfermagem da FACEG, sob a coordenação do professor Gláucio Jorge de Souza, com o tema: "Boas práticas de Enfermagem e a construção de uma sociedade democrática".  

Nos dois dias constituiram-se uma vasta programação científica com palestras, minicursos e mesa redonda. Num primeiro momento foi elaborado um convite contemplando todas as informações e programação da Semana da Enfermagem, sendo endereçados às instituições de saúde e ensino.

No dia 11 de maio, o coordenador do curso de Enfermagem, Gláucio Jorge de Souza, realizou a cerimônia de abertura, em seguida, foi proferida palestra pelo médico especialista em Terapia Intensiva doutor João Felipe Elache, com o tema “A importância do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva – Visão do Médico”. Após esta etapa ocorreu um minicurso com os docentes: professora e doutora Ana Carolina Stocco de Lima (Ciências com ênfase em Patologia) com os temas “Dislipidemia e Infarto Agudo do Miocárdio” e o professor e mestre, Gláucio Jorge de Souza (Especialista em Cuidados Críticos/Cardiologia) tema “Manejo Clinico a pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio”. 

No dia 12 de maio aconteceu a mesa redonda com os moderadores enfermeira Elaine Viana Cabral (Especialista em Cuidados Críticos/Cardiologia) e enfermeiro Gláucio Jorge de Souza (Especialista em Cuidados Críticos/Cardiologia), com o tema “Atuação do enfermeiro frente a pacientes críticos nas Unidades de Terapia Intensiva”, seguido de minicurso com o professor e mestre,  Gláucio Jorge de Souza (Especialista em Cuidados Críticos/Cardiologia), tema “O enfermeiro frente a pacientes em ventilação mecânica invasiva e não invasiva”.

Após a realização das palestras, minicursos e a mesa redonda, houve a participação do público presente com levantamento de questões sobre os temas discorridos, ao qual tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas.

Ao final do evento, o coordenador do curso de Enfermagem, professor Gláucio, destacou que o saldo deste momento foi positivo, pois foi dinâmico, propiciou debate em meio acadêmico, fortalecendo a importância da ciência na academia e na área da Enfermagem.

Vale lembrar que no dia de 12 de maio comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro, em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente. A semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

 

 

 




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!