CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

Curso de Graduação em Administração: O Curso de Graduação em Administração possibilita a atuação profissional em diversos segmentos do mercado com um alto índice de empregabilidade, além de desenvolver habilidades para o gerenciamento do próprio negócio.

Aspectos Gerais

Curso: Administração
Modalidade: Bacharelado
Título Acadêmico Conferido: Bacharel em Administração
Linhas de Formação Específicas: Gestão de Negócios, Marketing e Recursos Humanos
Modalidade de Ensino: Presencial
Regime de Matrícula: Semestral

Aspectos Legais: Curso Autorizado e Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)

Finalidade: O Curso de Graduação em Administração da FAISA tem como finalidade formar cidadãos e profissionais da Administração com elevado potencial de inserção no mercado de trabalho, capaz de se ajustarem com rapidez aos avanços da ciência e da tecnologia e responsáveis pela geração de novos conhecimentos e novas formas de ação. O curso visa ainda, formar profissionais com valores e princípios éticos voltados para o desenvolvimento sustentável, assim como desenvolver a capacidade de empreenderem.

Objetivos Gerais: Formar profissionais com capacidades para atuarem nas diversas áreas das organizações e aptos a lidarem com a incerteza, com a flexibilidade e com a rapidez na resolução de problemas à medida que profundas e frequentes transformações vêm ocorrendo, tanto em âmbito nacional quanto internacional, a partir do desenvolvimento das seguintes capacidades e habilidades:

•    Capacidade para planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os empreendimentos humanos;
•    Capacidade de compreender sistematicamente as organizações, de forma a orientar sua tomada de decisão para o mercado e operar as interfaces das áreas funcionais;
•    Capacidade de diagnosticar, antecipar e promover transformações para otimizar o desempenho das organizações;
•    Capacidade de discutir e aplicar os conceitos e técnicas de administração no contexto das pequenas e médias empresas;
•    Capacidade de dominar os princípios das tecnologias e suas relações integradoras;
•    Capacidade de inter-relacionar pensamentos, ideias e conceitos;
•    Capacidade de utilização de raciocínio crítico, lógico, analítico e quantitativo;
•    Capacidade de liderança e de atuação em equipes interdisciplinares;
•    Capacidade de empreender e buscar soluções inovadoras;
•    Habilidade para reconhecer e definir problemas, equacionando soluções, com a responsabilidade de administrar de forma que garanta a continuidade das organizações por meio da geração de resultados;
•    Habilidade de comunicar-se com clareza e precisão, por escrito e oralmente;
•    Habilidade para determinar o melhor meio de se empregar esforços.

Objetivos das Linhas de Formação Específica: Até o 6° semestre do Curso de Graduação em Administração da FAISA todos os acadêmicos cursam as mesmas disciplinas e na passagem do 6° para o 7° semestre o acadêmico deverá optar por uma Linha de Formação Específica, sendo que a FAISA se reserva o direito de não formar turma(s), a partir do 6º semestre, da(s) Linha(s) de Formação Específicas de Administração, caso não tenha número suficiente de interessados. Deste modo, esta escolha não vai caracterizar uma habilitação, mas vai permitir ao acadêmico desenvolver habilidades e competências para a Linha de Formação que tem mais afinidade.

Gestão de Negócios:

A Linha de Formação Específica em Gestão de Negócios do Curso de Administração da FAISA tem por objetivo ampliar a base de conhecimento, bem como proporcionar uma visão estratégica e generalista de negócios, com uma abordagem voltada para problemas gerenciais.

Marketing:

A Linha de Formação Específica em Marketing do Curso de Administração da FAISA visa aprofundar os conceitos de marketing no que se refere às vantagens da adequada utilização das ferramentas de marketing para a boa imagem das organizações e o atendimento das necessidades dos clientes e mercados.

Recursos Humanos:

A Linha de Formação Específica em Recursos Humanos do Curso de Administração da FAISA busca ampliar o conhecimento sobre pessoas e suas relações no ambiente de trabalho, com foco no desempenho de funções na área de administração de recursos humanos.

Perfil Profissional: Os profissionais egressos do Curso de Graduação em Administração da FAISA deverão apresentar o seguinte perfil profissiográfico:

Possuírem sólida formação geral em administração;
•    Estudarem sistematicamente conhecimentos de outras áreas para entenderem e gerirem com eficácia as organizações;
•    Compreenderem a necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo na área de conhecimento de Administração;
•    Formação humanística e visão global que os habilitem a compreenderem o meio social, político, econômico e cultural onde estão inseridos;
•    Fundamentarem suas ações em pressupostos éticos, justiça e responsabilidade social.

Campos de Atuação: O campo de atuação do Administrador é amplo. Ele deve planejar, organizar e controlar as atividades de organizações públicas e privadas, além de traçar estratégias e métodos de trabalho nas mais variadas áreas. São os seguintes os campos privativos do Administrador:

•    Administração Financeira
•    Administração de Material
•    Administração Mercadológica/Marketing
•    Administração da Produção
•    Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos
•    Orçamento
•    Organização e Métodos e Programas de Trabalho
•    Campos Conexos:
- Administração de Consórcio
- Administração de Comércio Exterior
- Administração de Cooperativas
- Administração Hospitalar
- Administração de Condomínios
- Administração de Imóveis
- Administração de Processamento de Dados/ Informática
- Administração Rural
- Administração Hoteleira
- Factoring
- Turismo

Duração do Curso: O Curso de Graduação em Administração da FAISA tem duração mínima de quatro anos, dividido em 8 semestres. Compreende disciplinas de formação básica, formação profissional, estudos quantitativos e suas tecnologias, estudos de formação complementar, 320 horas de estágio curricular supervisionado – no qual o acadêmico terá a oportunidade de presenciar a prática administrativa em uma organização e 120 horas de atividades extracurriculares – que possibilitam ao acadêmico o reconhecimento de habilidades e competências de interesse para a sua formação pessoal e profissional, por meio de vivências acadêmicas internas e externas ao curso reconhecidas através de avaliação.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo