Alunos de Pedagogia da FAD fazem vídeos de contação de histórias

Data: 26/05/2020 | 0 Comentário

Os alunos do quinto semestre de Pedagogia da Faculdade de Diadema – FAD, realizam contação de histórias, apesar do isolamento social em que estamos vivendo.

O projeto “Arte Literária e Instrumento Pedagógico: a contação de histórias como arte e estratégia didática”, foi proposto pelo Prof. João Vaz na disciplina “Texto e Imagem: Literatura Infantojuvenil”.

A matéria contemplava a contação de histórias na modalidade presencial, no entanto, com as medidas de isolamento social provocadas pela covid-19, o projeto foi adaptado e se tornou “virtual”.

“Como nossos acadêmicos de Pedagogia não poderiam efetivar a contação de histórias de forma presencial aos alunos da rede oficial de ensino, propusemos a gravação de vídeos como forma de ‘driblar’ o isolamento. Eles aceitaram a proposta e realizaram vídeos fazendo a contação em casa. Um ou outro aluno usou os filhos e sobrinhos como personagens; outros alunos fizeram a contação para seus familiares, e outros gravaram o vídeo sozinhos. O resultado foi sensacional”, afirma o Prof. João Vaz.

Para o Coordenador do Curso de Pedagogia, Luciano Pereira Marotto, a contação de histórias traz uma série de benefícios tanto para quem conta, quanto para quem escuta a história: ela contribui na aprendizagem de conteúdos, envolve maior socialização, promove melhorias na comunicação, na criatividade e no bem-estar das pessoas. “Assim, nossos alunos de Pedagogia – futuros professores – tiveram papel fundamental nesta atividade prática, buscando a devida capacitação para a oferta de conteúdos de aprendizagem de maneira afetiva e lúdica”, ressalta Marotto.

O objetivo do projeto, segundo o professor João, é levar o aluno a compreender que a Literatura Infantojuvenil se insere em dois sistemas: no literário, como arte, sendo objeto que provoca emoções, dá prazer, diverte e modifica a consciência de mundo do leitor/ouvinte; e no educacional, como estratégia, recurso e instrumento pedagógico. Esses dois sistemas devem ser parte essencial na formação do pedagogo.

Alguns dos vídeos produzidos pelos alunos foram publicados no canal do professor João e podem ser visualizados no link a seguir: https://linktr.ee/msduniesp