Diadema: Discentes de Direito da FAD participam do III Simulado da ONU

Data: 27/11/2019 | 0 Comentário

No dia 28 de outubro, os alunos do 9º período do curso de Direito da FAD – Faculdade Diadema, participaram do III Simulado do Conselho de Segurança da ONU -Organização das Nações Unidas, evento idealizado pelo professor de Direito Internacional dr. Antônio Márcio da Cunha Guimarães, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que este ano foi realizado na UNIP.

O Simulado contou com a participação de alunos da graduação da PUC/SP.  UNIP – Universidade Paulista, USF- Universidade São Francisco, Faculdade de Caieiras, Faculdades Integradas Rio Branco e da FAD- Faculdade Diadema, cuja participação será certificada e atribuirá 10 horas complementares aos graduandos.

Os alunos da FAD, André de Souza Ferreira, Jonathan Dias Paula Ferreira, Renato Rocha e Maristela Pereira Campos, foram orientados pela professora de Direito Internacional Sibele Walkiria Lopes, que coordenou dois grupos, para representarem no simulado, o posicionamento internacional da Rússia no que tange à Queimada da Amazônia.

Os alunos, após adquirirem embasamento teórico sobre a relevância do Direito Internacional Público e da instituição e funcionamento da Organização das Nações Unidas, foram orientados a fazer uma pesquisa sobre o breve histórico do Rússia e do Brasil e do posicionamento de cada uma sobre as queimadas na Amazônia.

Embasados nos princípios e propósitos contidos na Carta da ONU, eles tiveram que estabelecer as medidas a serem adotadas em uma possível atuação do Conselho de Segurança para a reconstituição das florestas. Após essa coleta de dados, foi redigido o DPO - Documento de Posição Oficial do Estado, sobre o apoio financeiro oferecido pela Rússia ao Brasil, sem a intervenção na soberania Estatal, questão da Venezuela.

No dia do evento, os quatro alunos representaram a Delegação da Rússia, tendo oportunidade de manifestarem oralmente o posicionamento do Estado que representavam.

Segundo o diretor geral da IES, Ewerton Visotto “os alunos foram muito dedicados e representaram com muita eloquência e brilhantismo a Faculdade Diadema no evento”.