UNIESP – Diadema: FAD realiza Feira das Profissões

Data: 25/10/2016 | 0 Comentário

No último dia 18 de outubro, a Faculdade Diadema – FAD promoveu uma Feira das Profissões que reuniu alunos concluintes do segundo grau das escolas estaduais de Diadema e os docentes e discentes da IES em ações voltadas ao esclarecimento e orientação, como teste vocacional, vestibular simulado, workshops, palestras e exposição dos cursos.

Os alunos convidados puderam interagir com estudantes da faculdade, conversar sobre os cursos, suas expectativas e visão de mercado.

No teste vocacional, guiado pela professora e psicopedagoga Márcia Amália, os alunos puderam compreender, através de um teste aplicado, para qual área do conhecimento eles têm mais aderência, ocasionando maior assertividade na escolha de seu futuro curso. Para a professora “o teste vocacional é uma ferramenta que dá uma diretriz interessante para o aluno, mostrando pontos que irão facilitar a busca por um curso que o realize como profissional”.

O curso de Direito organizou uma audiência simulada na qual os presentes assistiram como é estar em ação como advogado, juiz e promotor. “O interessante foi ver como nossos alunos se envolveram na organização da audiência, dando veracidade ao simulado apresentado e prendendo a atenção de todos os presentes”, relatou a coordenadora do curso, professora Maria Paula.

Para os interessados em Pedagogia, além da explanação sobre o curso, houve um encontro com professores para discussão de textos, chamado de Oficina de textos.

Os alunos de Marketing se mobilizaram para organizar a recepção dos alunos, o cadastramento, a entrega de voucher para concorrer aos prêmios sorteados pela Associação Comercial e interagiram com os alunos apresentando o curso por meio de vídeo e dinâmicas. Segundo o professor Rogério, coordenador do curso, “organizar este evento com os alunos mostrou, na prática, muito do que foi visto em sala de aula e o quanto é importante estar preparado para perguntas e atividades que acontecerão durante toda feira. Encantar o ‘cliente’ é fundamental para que o candidato sinta credibilidade e saia com suas dúvidas esclarecidas”.

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis organizaram, na biblioteca da faculdade, uma gincana com os pilares da gestão, traçando dinâmicas para a interação dos participantes. “Sentimos prazer em poder mostrar aos vestibulandos o que aprendemos em sala de aula, de forma lúdica e clara. A participação dos alunos foi fundamental para que a gincana acontecesse e, por isso, eu e meus colegas ficamos com a sensação de missão cumprida. Administrar e organizar um evento requer liderança e espírito de equipe”, disse Priscila Cebulski, aluna do curso de Administração.

Já os alunos de Educação Física, além de explicar sobre as atividades do curso, mostraram no pátio da faculdade como desenvolver algumas das atividades aprendidas em sala de aula, como luta, dança e entretenimento. O aluno Anderson foi o mestre de cerimônia da Feira e entreteve todos os convidados. Por fim, os discentes ainda abrilhantaram a noite com uma apresentação da bateria organizada pelos alunos do curso. Para o coordenador do curso, professor Deberson Almeida, “delegar esta atividade, dá autonomia aos discentes, bem como responsabilidade ao ‘transmitir’ todo o conhecimento incorporado aos jovens que estão em busca de uma carreira. A Educação Física, enquanto licenciatura, precisa de profissionais que entendam a arte de ensinar, respeitando as diversas características e culturas”.

Para o diretor da IES, professor Ewerton Visotto, “este evento mostrou o quanto nossos alunos se sentem parte da FAD; eles organizaram e participaram da Feira das Profissões como verdadeiros anfitriões, expressando o potencial da faculdade para toda a cidade. Nossos convidados saíram daqui com brilho nos olhos e portas nos foram abertas para que possamos visitar as escolas e ativar parcerias em prol de um processo de construção da educação, migrando o aluno do ensino médio para o ensino superior. Expresso meus agradecimentos a todos envolvidos, especialmente aos alunos da IES”.