UNIESP – Diadema: FAD realiza III Júri Simulado do Caso dos Exploradores de Caverna

Data: 16/12/2016 | 0 Comentário

Aconteceu no dia 16 de novembro, nas dependências da Faculdade Diadema – FAD, com a abertura presidida pelo professor mestre Ewerton Mauro Visotto Faria, o III Júri Simulado do Caso dos Exploradores de Caverna, do autor Lon Fuller, publicado nos Estados Unidos em 1949 e no Brasil em 1976, um livro clássico e mundialmente conhecido, especialmente pelos operadores do direito, quando do início da jornada acadêmica.

Em resumo, o referido livro trata da situação, na qual cinco exploradores de cavernas, quando da sua atividade, são soterrados e, após um período sem alimentação, decidem pelo sacrifício de um dos exploradores, para que este servisse de alimento aos demais. Após concordância unânime, decidem pelo sorteio para a escolha daquele que iria ser sacrificado. Efetuado o sorteio, o sorteado é sacrificado pelos demais.

Ocorre que, quando os exploradores sobreviventes foram socorridos e retirados da caverna, foram levados a julgamento, sob a acusação de homicídio.

Aos acadêmicos da FAD, que realizam o 1º semestre do curso de Direito, restou a tarefa de efetuarem a leitura do livro e ao final posicionarem-se sobre a existência de crime (em razão do direito positivado) ou a inexistência dele (em razão do direito natural) efetuando a apresentação do trabalho, na forma de júri simulado, fazendo uso de todos os recursos humanos e tecnológicos da IES.

Nesta atividade, os alunos aplicaram os fundamentos aprendidos nas disciplinas de Introdução do Estudo ao Direito, bem como linguagem e argumentação, podendo ainda fazer paralelo com o Direito Penal e a Sociologia, havendo dessa maneira, uma integração entre teoria e prática e, especialmente a valoração do trabalho em equipe e a interdisciplinaridade.

Importante salientar que os acadêmicos puderam ainda realizar o júri simulado com a presença dos alunos do 3º semestre do curso de Direito, que figuraram na posição de juiz e jurados, na forma hipotética, sendo certo que a atividade prática e pública, contou com a presença dos acadêmicos dos demais semestres do curso de Direito e também do curso de Letras e Pedagogia.

Com a realização do Júri Simulado, sobre o Caso dos Exploradores de Caverna, a Faculdade Diadema reafirma o seu compromisso de prestar serviços educacionais de excelência, apresentando os fundamentos teóricos e técnicos, aproximando os acadêmicos da rotina prática/profissional, desde o início do curso, mantendo-os em constante formação.