Publicações

UNIESP – Diadema: FAD realiza três dias de Acolhimento, projeto idealizado para receber os novos alunos e veteranos

Data: 22/02/2017 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Com o início de mais um semestre na Faculdade Diadema – FAD, o diretor Ewerton Visotto entende a importância de receber bem tanto os novos alunos quanto veteranos, bem como o corpo docente. Pensando nisso, ele desenvolveu o projeto intitulado “Acolhida”, que tem como objetivo dar as boas-vindas de forma amistosa, afetuosa e com muito conteúdo.

Foram envolvidos no projeto professores, equipe técnica, administrativa e alunos veteranos, que realizaram diversas reuniões para desenhar e discutir a proposta, principalmente com atuais alunos da faculdade.

O sentimento de pertencimento e de participação na organização da Acolhida envolveu os alunos que, de forma primordial, conduziram todo o processo, desenharam detalhes, articularam soluções e se comprometeram a se superar ao longo dos três dias de projeto.

“Todos produziram e se dedicaram de forma integrada. E esta tem sido a busca da FAD, a harmonia em buscar resultados sólidos, fortalecendo o nome da Instituição, sua imagem e suas ofertas, educacionais e técnicas”, explica Ewerton.

A equipe administrativa da FAD também se preparou para a Acolhida, sempre de forma alinhada nas buscas e foco em resultados.

Já os docentes e coordenadores fizeram reuniões para o fechamento do ciclo letivo anual de 2016, expondo o cenário evolutivo e se preparando para fevereiro de 2017, onde puderam apresentar novas propostas. Ambos foram pontuais em organização acadêmica, posicionando-se de forma institucional, mostrando pertencimento, trabalhando quanto ao controle da evasão e ampliando o número de alunos ingressantes na IES. Além da sensibilização quanto às publicações e pesquisas, convidando todos a participarem da metodologia e construção do aprendizado.

Nas reuniões com os alunos veteranos, para ações do Acolhida, foram discutidas e apresentadas as pautas sobre o “Trote Solidário” e a “Mostra de Talentos”, bem como o roteiro de chegada para receber os calouros na Instituição, pois, para o diretor Ewerton Visotto, “os alunos são os principais parceiros”. Estiveram na organização os alunos Priscilla Helena Souza Cebulskia, Rodrigo Lima, Alexandre Ferreira, Monize De Souza Santos, Danilo Pereira dos Reis, Arielly Delgado do Nascimento, entre outros que se envolveram no projeto.

“Saber que podemos andar lado a lado com os alunos de forma tão eficaz e transformadora é algo estimulante”, disse o diretor da IES, Ewerton Visotto.

O roteiro proposto pelos professores, coordenadores e equipe técnico administrativa foi desenhado pelos alunos e seguiu a proposta elaborada e apresentada de forma conjunta entre o diretor Ewerton Visotto e a bibliotecária Juliana Pires, sendo uma ação com três momentos distintos: Acolhimento de três dias, Campanha de arrecadação e Mostra de Talentos.

Primeiro Dia de Acolhimento – Dia 6 de Fevereiro

No primeiro dia aconteceu a recepção de todos os alunos calouros no auditório, os veteranos deram as boas-vindas e houve ainda uma apresentação musical. Neste dia foi lançado o Primeiro Trote Solidário da FAD, que propõe arrecadar fraldas geriátricas descartáveis para doação a entidades locais. A data de finalização deste Trote Solidário será dia 11/03, um sábado, no qual todos os alunos saberão qual foi o curso que mais arrecadou.

Foi lançado ainda a Mostra de Talentos, onde o aluno pode se inscrever para apresentar seus talentos no auditório da IES. A celebração acontece no dia 11 de março. Neste dia a faculdade vai estar aberta à comunidade, familiares e amigos.

Além de apresentar as propostas aos novos alunos, eles conheceram as instalações da Faculdade e foram recepcionados pelos colegas veteranos, de forma calorosa e animada.

A professora e coordenadora do curso de Pedagogia Célia Magalhães deu as boas-vindas aos alunos ingressantes, logo após uma apresentação musical da aluna, e cantora, do curso de Pedagogia, Lucinete Santos que trouxe músicas brasileiras para o repertório. Após, foi apresentado por Juliana Pires, bibliotecária da IES o detalhamento de todo o processo do Primeiro Trote Solidário.

Segundo Dia de Acolhimento – Dia 7 de Fevereiro

No segundo dia, os alunos que colaboraram na organização do evento, realizaram dinâmicas, jogos interativos, leitura jurídica encenada e música com o intuito de explicar a importância e relevância de cada curso.

Para os alunos de Direito, foi realizado uma leitura jurídica encenada, trazendo ponderações sobre a matéria. Os alunos utilizaram um dos auditórios da FAD e sensibilizaram os calouros quanto a importância do Advogado no mercado profissional.

Para os alunos da área da Educação, envolvendo Pedagogia e Educação Física, foi realizado apresentações e ações em campo, mostrando os ambientes de trabalho no qual atuam estes profissionais. Tal apresentação foi feita com fotos e fatos vividos pelos alunos veteranos, o que deu veracidade e atraiu ainda mais os futuros educadores para a profissão escolhida.

Aos alunos de Gestão, Administração, Ciências Contábeis e Marketing, foi feita uma dinâmica para exploração do CHA (Competência, Habilidade e Atitude), um dos fatores propulsores para estes futuros profissionais. A dinâmica se deu de tal forma que todos ficaram ainda mais animados pelo curso escolhido. Proposta totalmente desenvolvida pelos alunos veteranos dos cursos acima.

Terceiro Dia de Acolhimento – Dia 7 de Fevereiro

O terceiro e último dia de Acolhida foi com o diretor da IES, Ewerton Visotto que deu as boas-vindas aos alunos ingressantes e falou sobre a busca pela formação acadêmica com excelência e explicou sobre as atividades que ocorrerão no semestre letivo.

Ele explicou sobre a importância do ensino superior e a necessidade de contar com excelentes profissionais que estimulem cada dia mais o potencial de cada aluno. Ele fechou a noite pedindo que cada aluno refletisse sobre seu desejo, fazendo-o se transformar em realidade.

O projeto Acolhida proporcionou ainda uma série de Aulas Magnas para receber seus alunos veteranos

No curso de Administração e Ciências Contábeis, os alunos foram recebidos pelo coordenador Luiz Loyola e seu convidado Renan Oliveira, profissional graduado em Administração pela nossa instituição, contador pela Trevisan Escola de Negócios e cursa MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FVG. É auditor e consultor, com atuação em empresas multinacionais com destaque para KPMG e BNP Paribas. Atualmente é coordenador de Auditoria Interna no GPA (Grupo Pão de Açúcar). Os alunos puderam debater questões de mercado e tendências para seu futuro profissional.

No curso de Educação Física, o coordenador Deberson Almeida discutiu com seus alunos as perspectivas do Curso de Educação Física no mercado de trabalho, desmistificando questões que norteiam o trabalho do profissional licenciado em Educação Física.

A Pedagogia, junto com a nova coordenadora do curso, professora Célia Magalhães trouxe à tona pontos que tratam do processo de gestão no ambiente educacional. Explorou documentos regimentais, a importância e o porquê dos mesmos para guiar o processo educacional. Mostrou aos alunos que há necessidade de se conhecer o ambiente de trabalho bem como as normativas legais para excelência na educação.

Para o curso de Direito, a coordenadora e professora Caroline trouxe o Cel. Soffner como convidado para falar a importância do Direito na Segurança Pública no período da manhã e no período noturno a professora Maria Eugênia fez uma dinâmica motivacional com todos os alunos.

Para o curso de Marketing, o convidado do coordenador e professor Rogério foi o diretor da FAD, professor Ewerton Visotto, que tem formação em Comunicação e Marketing e falou sobre os primórdios do Marketing e suas tendências neste cenário que vivemos, propondo ao aluno deixar o papel de consumidor para se transformar em estrategista.

Alguns alunos da Faculdade de Diadema deixaram seus depoimentos e percepções sobre as atividades da Acolhida 2017, confira:

“Realizar esta Acolhida é o que eu queria quando entrei no ensino superior, por isso estou tão envolvida e participando deste projeto. Quero que todos os alunos de Administração e Contábeis sejam muito bem-vindos à nossa faculdade”, diz Priscila, aluna do curso de Administração.

“Daqui 5 anos a FAD será uma Faculdade Viva, a mudança organizacional e cultural que tem sido feito pela atual gestão vai mostrar para a comunidade o potencial da Faculdade na sociedade e no que diz respeito a autoestima de cada aluno. Eu já me sinto revigorado e com este sentimento”, ressalta Rodrigo, aluno do 6° semestre de Direito.

“É sempre bom participar de ações que envolvam todos os alunos, sejam calouros ou veteranos. O sentimento é um só, estamos aqui para aprender e trocar experiências e isso tem sido feito de forma harmônica nestes últimos meses. Agora com a Acolhida, será natural a paixão por aprender, compreender e ensinar”, comenta a cantora e aluna de Pedagogia, Lucinete Santos.

“A Acolhida te dá a certeza de que escolheu o curso e a faculdade certa, e que, gostaria de ter sido recepcionado dessa forma quando ingressou no ensino superior. Por isso, participo com satisfação desse projeto”, diz Alexandre Ferreira, aluno do curso de Direito.

“Me senti agradecido em fazer parte da Acolhida. É importante mostrar que os alunos possuem voz ativa e podem propor novas ideias para esta gestão educacional, que é sempre receptiva a projetos inovadores”, relata Danilo Reis, aluno de Administração.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!