UNIESP – Diadema: FAD engaja discentes, professores e coordenação em acolhida de alunos ingressantes na instituição

Data: 23/08/2017 | 0 Comentário

Na primeira semana de agosto, a Faculdade Diadema – FAD organizou um processo de acolhida dos alunos ingressantes em 2017/2. A ação envolveu alunos veteranos, coordenadores e professores da FAD.

Ao todo foram 4 dias de ações intensas com objetivo de fazer o calouro sentir-se acolhido pela comunidade acadêmica. “O novo aluno permanecerá na FAD pelos próximos anos e aqui deve ser seu "laboratório" de aprendizado”, comentou a direção da faculdade.

No primeiro dia, todos os calouros foram recebidos pelos alunos da faculdade com objetivo de apresentar as instalações, departamentos e processos que todos utilizarão ao longo dos anos.

"Foi emocionante ver os alunos curiosos e ao mesmo tímidos, querendo entender como funciona a faculdade," relatou Eveline Fridsen, colaboradora da IES.

Já no segundo dia, cada curso recebeu seus alunos e lhes mostrou os diferenciais do curso, conversando sobre o que é estar no ensino superior, suas dificuldades e satisfações. O curso de Administração e Contábeis trabalhou uma dinâmica para a mostra “CHA - Competências, Habilidade e Atitudes”, onde mostrou o que o profissional de gestão deve compreender para entrar no mercado de trabalho.

“Não tem preço poder participar desta acolhida, sinto estar marcando a trajetória desses alunos de forma positiva", disse Priscila Cebulski, aluna do curso de Administração.

Os alunos de Direito receberam seus colegas apresentando uma peça teatral onde contaram todo processo de construção do curso, desmistificando teorias sobre o Direito. Os discentes de Pedagogia e Educação Física realizam atividades práticas, elucidando o papel do educador em ambas as disciplinas.

No terceiro dia, todos foram recebidos pelo diretor da Faculdade de Diadema, o prof. Ewerton Visotto, que, como tem feito nos últimos semestres, teve o prazer de conversar com os ingressantes e explicar qual o papel do ensino superior na vida de cada pessoa, colocando os alunos a par da realidade do mercado e da importância do compromisso assumido por cada um deles, incentivando-os a participar, questionar e fazer parte da comunidade acadêmica.

"Vocês sabem o que querem para sua vida, tanto que estão aqui assumindo este desafio de entrar no ensino superior. Nosso papel como instituição e educadores é motivá-los e trabalhar o conhecimento técnico para fazê-los profissionais éticos e competentes. Contem conosco para seu crescimento, nos permitam fazer parte da vida profissional de vocês. Obrigado por nos confiar este sonho", disse o diretor Ewerton Visotto aos novos estudantes da FAD.

Ainda na ação de acolhimento de novos alunos, cada curso da FAD preparou uma Aula Magna com profissionais do mercado de trabalho, eles explanaram sobre a realidade das profissões e do quanto os alunos devem explorar esta oportunidade de estar no ensino superior.

Uma das alunas ingressantes, cursando sua segunda faculdade, elogiou a FAD pela postura em recepcionar os alunos, expondo seus diferenciais e se colocando em prol do aluno. Ainda mencionou o quanto se sentiu prestigiada em ser recepcionada pelos alunos, coordenadores e o diretor da instituição.

Os alunos ingressantes, ansiosos para iniciarem as aulas, serão posteriormente convidados a participar do Trote Solidário.