CURSOS




Marketing

Graduação: Tecnólogo



4 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


1840 Horas

Rogério Daniel S. De Oliveira ()

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso tem por objetivo a formação de tecnólogo em Marketing, com as competências e as habilidades indispensáveis ao exercício profissional pleno, com elevado senso ético, comprometido com o mercado, zeloso de suas responsabilidades sociais e ambientais, preservando a formação humanista. Capaz de empreender, identificar e aprimorar os conhecimentos acerca do Marketing, ser pesquisador, inovador, criativo, com forte atuação regional e global, realizar análises e tomada de decisões em qualquer ramo de atividade, com uma sólida atuação humanística, ética e com responsabilidade socioambiental.

 

Perfil do profissional

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade Diadema - FAD é um profissional com capacidade de inovação, de participação nos processos de tomada de decisão e de produção de conhecimento sobre seu trabalho.

Um profissional de marketing que desenvolva o “fazer”, mas também o “saber fazer” e a compreensão do “para que fazer ”, articulando a reflexão sobre “o que”, “como” e “para que” no planejamento, elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades de marketing, quer em empresas onde trabalhe ou venha a trabalhar, quer desenvolvendo serviços em empresas da especialidade ou desenvolvê-los de forma autônoma em outros espaços onde se faça necessário.

Um profissional de marketing não somente com capacidade de desenvolver pesquisas, mas de propor ações de comunicação visando proporcionar o sucesso das atividades negociais, de acompanhar e avaliar as atividades comerciais de empresas, em particular do segmento de varejo, e ainda, ser também responsável e consciente de seu papel na sociedade e capaz de realizar transformações no meio ao qual está inserido.

Em síntese, um profissional com competências gerais e específicas desenvolvidas.

 

Com respeito às competências gerais, o curso deve formar um profissional com:

- Capacidade de aplicar os conhecimentos na prática.

- Capacidade de aprender e atualizar-se permanentemente.

- Habilidades para buscar, processar e analisar informação com fontes diversas.

- Capacidade crítica e autocrítica.

- Capacidade para atuar em novas situações.

- Capacidade criativa.

- Capacidade para identificar, apresentar e resolver problemas.

- Capacidade para tomar decisões.

- Capacidade de trabalho em equipe.

- Compromisso com a preservação do meio ambiente.

- Compromisso ético.

- Compromisso com a qualidade.

 

Mercado de Trabalho

O estudante de Marketing depois de formado pode atuar em diversos setores pois o curso é bastante abrangente de modo que o bacharel em Tecnólogo de Marketing pode atuar nas seguintes áreas:

  • Departamento de Marketing ou de vendas de empresas privadas (grandes, médias ou pequenas).
  • Atividades focadas no planejamento estratégico das empresas.
  • Desenvolver iniciativas relacionadas a precificação dos produtos, logística e análises de mercado.
  • Pode trabalhar em órgãos públicos.
  • Na carreira de Comunicação Corporativa, pode realiza ações e produz material de comunicação voltados para o público interno da empresa.
  • Pode prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.
  • Ao trabalhar com desenvolvimento de produtos, o profissional de marketing identifica as necessidades dos consumidores e cria ou renova produtos e serviços para atendê-las.
  • A área de gerenciamento de produtos desenvolve estratégias de venda desde o momento em que um produto é lançado até sua chegada ao mercado.
  • O profissional de marketing pode trabalhar com pesquisa de mercado, obtendo dados sobre o consumidor, os hábitos de consumo e o impacto da chegada de um produto ao mercado.
  • No Planejamento Estratégico, o profissional coleta, analisa e interpreta dados do mercado para a criação de um plano de marketing que vai ajudar a atingir as metas da empresa.
  • Na carreira de Mídias Sociais, o profissional de Marketing vai propor ações de promoção da marca no ambiente virtual, além de se relacionar com os usuários e avaliar o que é falado sobre a empresa na internet.
  • Na área de Merchandising, o profissional deve planejar a inserção publicitária de uma marca nos veículos de comunicação e avaliar os resultados da ação.
  • Na carreira de Marketing Esportivo, o profissional atua junto a agências que possuem clientes da área de esportes, nas empresas patrocinadoras ou em entidades esportivas, como clubes e federações.
  • O profissional de Marketing Político atua na comunicação política, cuidando da imagem do candidato, ou no marketing eleitoral.

 

Principais disciplinas do curso

Gestão de marketing, Planejamento Estratégico e de Marketing, Comportamento do Consumidor, Gestão da Informação e Inteligência de Mercado, Pesquisa de Marketing, Gestão de Canais de Marketing, Gestão de Produtos e Serviços, Gestão e Identidade de Marcas, Tópicos Especiais em Marketing, Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Negociação e Mediação

 

Horas Complementares: 200 horas

Coordenador: Rogério Daniel S. De Oliveira - Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (2011), MBA em Gestão Empresarial (2014), especialista Lato Sensu em Design Gráfico (2007), graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (1998). Desde 1995 atuando na área de produção gráfica, diagramação de livros, diagramação de livro eletrônico no formato Epub, criação publicitária e marketing editorial.

Informações Gerais


Documento Download
Cronograma de Atividades Empreendedorismo
Cronograma de Atividades Gestão Estratégica
Cronograma de Marcas
Ementário matriz 2018
Gráfico CST Marketing 2018
Matriz Curricular do Curso
Plano de Ensino
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo