Marketing
Graduação: Tecnólogo
4 Semestres
Presencial
Manhã | Noite
1840 Horas
Rogério Daniel S. De Oliveira ()
INSCREVA-SE
Descrição
O Curso tem por objetivo a formação de tecnólogo em Marketing, com as competências e as habilidades indispensáveis ao exercício profissional pleno, com elevado senso ético, comprometido com o mercado, zeloso de suas responsabilidades sociais e ambientais, preservando a formação humanista. Capaz de empreender, identificar e aprimorar os conhecimentos acerca do Marketing, ser pesquisador, inovador, criativo, com forte atuação regional e global, realizar análises e tomada de decisões em qualquer ramo de atividade, com uma sólida atuação humanística, ética e com responsabilidade socioambiental.
Perfil do profissional
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade Diadema - FAD é um profissional com capacidade de inovação, de participação nos processos de tomada de decisão e de produção de conhecimento sobre seu trabalho.
Um profissional de marketing que desenvolva o “fazer”, mas também o “saber fazer” e a compreensão do “para que fazer ”, articulando a reflexão sobre “o que”, “como” e “para que” no planejamento, elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades de marketing, quer em empresas onde trabalhe ou venha a trabalhar, quer desenvolvendo serviços em empresas da especialidade ou desenvolvê-los de forma autônoma em outros espaços onde se faça necessário.
Um profissional de marketing não somente com capacidade de desenvolver pesquisas, mas de propor ações de comunicação visando proporcionar o sucesso das atividades negociais, de acompanhar e avaliar as atividades comerciais de empresas, em particular do segmento de varejo, e ainda, ser também responsável e consciente de seu papel na sociedade e capaz de realizar transformações no meio ao qual está inserido.
Em síntese, um profissional com competências gerais e específicas desenvolvidas.
Com respeito às competências gerais, o curso deve formar um profissional com:
- Capacidade de aplicar os conhecimentos na prática.
- Capacidade de aprender e atualizar-se permanentemente.
- Habilidades para buscar, processar e analisar informação com fontes diversas.
- Capacidade crítica e autocrítica.
- Capacidade para atuar em novas situações.
- Capacidade criativa.
- Capacidade para identificar, apresentar e resolver problemas.
- Capacidade para tomar decisões.
- Capacidade de trabalho em equipe.
- Compromisso com a preservação do meio ambiente.
- Compromisso ético.
- Compromisso com a qualidade.
Mercado de Trabalho
O estudante de Marketing depois de formado pode atuar em diversos setores pois o curso é bastante abrangente de modo que o bacharel em Tecnólogo de Marketing pode atuar nas seguintes áreas:
- Departamento de Marketing ou de vendas de empresas privadas (grandes, médias ou pequenas).
- Atividades focadas no planejamento estratégico das empresas.
- Desenvolver iniciativas relacionadas a precificação dos produtos, logística e análises de mercado.
- Pode trabalhar em órgãos públicos.
- Na carreira de Comunicação Corporativa, pode realiza ações e produz material de comunicação voltados para o público interno da empresa.
- Pode prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.
- Ao trabalhar com desenvolvimento de produtos, o profissional de marketing identifica as necessidades dos consumidores e cria ou renova produtos e serviços para atendê-las.
- A área de gerenciamento de produtos desenvolve estratégias de venda desde o momento em que um produto é lançado até sua chegada ao mercado.
- O profissional de marketing pode trabalhar com pesquisa de mercado, obtendo dados sobre o consumidor, os hábitos de consumo e o impacto da chegada de um produto ao mercado.
- No Planejamento Estratégico, o profissional coleta, analisa e interpreta dados do mercado para a criação de um plano de marketing que vai ajudar a atingir as metas da empresa.
- Na carreira de Mídias Sociais, o profissional de Marketing vai propor ações de promoção da marca no ambiente virtual, além de se relacionar com os usuários e avaliar o que é falado sobre a empresa na internet.
- Na área de Merchandising, o profissional deve planejar a inserção publicitária de uma marca nos veículos de comunicação e avaliar os resultados da ação.
- Na carreira de Marketing Esportivo, o profissional atua junto a agências que possuem clientes da área de esportes, nas empresas patrocinadoras ou em entidades esportivas, como clubes e federações.
- O profissional de Marketing Político atua na comunicação política, cuidando da imagem do candidato, ou no marketing eleitoral.
Principais disciplinas do curso
Gestão de marketing, Planejamento Estratégico e de Marketing, Comportamento do Consumidor, Gestão da Informação e Inteligência de Mercado, Pesquisa de Marketing, Gestão de Canais de Marketing, Gestão de Produtos e Serviços, Gestão e Identidade de Marcas, Tópicos Especiais em Marketing, Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Negociação e Mediação
Horas Complementares: 200 horas
Coordenador: Rogério Daniel S. De Oliveira - Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (2011), MBA em Gestão Empresarial (2014), especialista Lato Sensu em Design Gráfico (2007), graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (1998). Desde 1995 atuando na área de produção gráfica, diagramação de livros, diagramação de livro eletrônico no formato Epub, criação publicitária e marketing editorial.
Informações Gerais
Corpo Docente
Nome | Currículo |
---|