CURSOS




Direito

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


4220 Horas

CAROLINE VALVERDE DE CAMARGO ()

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso de Direito foi concebido de forma a se manter sempre atualizado em função do acelerado processo de transformação econômica, política e, principalmente, social.

Além disso, proporciona aos seus alunos a possibilidade de vislumbrar algo a mais do que o simples aprendizado teórico das disciplinas que compõe a sua grade curricular, pois busca oferecer condições para que os discentes possam vivenciar a realidade das lides jurídicas, advindas de experiências e estudos de inúmeros casos que vem servir de suporte para uma melhor formação, aliado à vocação, ao talento e à cultura jurídica assimilada no decorrer dos cinco anos de curso.

Intrinsecamente ligado à comunidade em que está inserido e às suas necessidades, tem-se uma atenção especial para o mercado de trabalho, razão pela qual o curso apresenta ênfase nas áreas trabalhista, previdenciária, empresarial e cível, sem contudo, descuidar-se do ensino das outras especialidades.

Com base nos princípios de formação acima colimados visa ainda a integração do aluno com a comunidade carente da região. Os alunos, já a partir do primeiro ano do curso, prestam atendimento tanto judicial como extrajudicial, aos segurados da previdência social, mercê de um convênio entre o Juizado Especial Previdenciário e a FAD, para o encaminhamento das questões de concessão e revisão de benefícios aos órgãos competentes (administrativo e judicial).

Através do Núcleo de Prática Jurídica, esses mesmos alunos fazem atendimento na área Cível, notadamente nas questões de família, não somente em orientação mas no ingresso com ações perante o foro de Diadema. Essa prática tem alcançado tamanho vulto na comunidade que já ensejou moção de congratulações pela Câmara dos Vereadores do Município em razão na atividade social prestada pelo corpo docente e discente.

Na mesma linha de bem formar os seus alunos, há também o encaminhamento destes ao Fórum Criminal da Comarca de Diadema, também, em função de convênio, já inscritos como jurados nas questões de competência do Tribunal do Júri.

Em síntese, o Curso de Direito da FAD oferece ao aluno desde o início, a integração da teoria dos conteúdos ministrados à prática, desenvolvendo também atividades de extensão o que, por certo, lhe confere condições de uma melhor formação técnico-jurídica e sociopolítica, que o gabarita a melhor competir no vasto mercado de trabalho que o curso de direito oferece.

Perfil Profissional:

O perfil desejado desse egresso está fundamentado em três características fundamentais:

- Realizar-se plenamente como ser humano, capaz da compreensão, interpretação, argumentação e aplicação do Direito;
- Ter um conhecimento técnico-jurídico que o capacite a militar em qualquer ramo do direito, atendendo às necessidades profissionais hodiernas (em especial, mas não necessariamente, na região do Grande ABCD);
- Comprometimento para ser um agente transformador da sociedade com a prevalência da ética, da justiça social e na busca de uma sociedade cidadã e solidária.

Mercado de Trabalho:

O egresso do curso de Direito, no exercício da advocacia, estará apto a exercitar em juízo, a sua capacidade postulatória, bem como, realizar sustentações orais em defesa de seus clientes, saber arrazoar e contra-arrazoar quando se fizer necessário, tutelar preliminarmente direitos subjetivos, emitir pareceres e prestar consultorias nas áreas do Direito.

Como magistrado, promotor de justiça, delegado de polícia, etc., com condições de bem exercitar o cargo, desempenhando em cada qual, o papel fundamental de controlar a boa aplicação das leis, assegurar a o respeito à Carta Magna, garantindo ao cidadão uma prestação jurisdicional ágil e justa, na busca de seus direitos.

Disciplinas:

* Optativas: Libras, Direito Penitenciário, Direitos Humanos, Execuções Penais, Direito Municipal, Direito Eleitoral e Partidário, Direito Agrário e Urbano, Biodireito, Direitos da Criança, Adolescente, e do Idoso, Medicina Legal.

 

TUTOR DO PROJETO INTEGRADOR CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE DIADEMA:

Profa Caroline Valverde de Camargo

Secretária-Geral da 40ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil- São Caetano do Sul- SP;
Coordenadora do curso de Direito e Professora da Faculdade Diadema- Universidade Brasil;
Professora do curso de Direito e Ex- Coordenadora do Núcleo de Monografia na Faculdade Zumbi dos Palmares; 
Membro da Comissão da Mulher Advogada da Seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil;
Diretora do Plantão de Assistência Jurídica a Mulher Criança e Idoso Vítimas de Violência Doméstica- PLAJAM de São Caetano do Sul;
Advogada Proprietária da Valverde Camargo Assessoria Jurídica atuando nas áreas de Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, e Direito Civil e Família.
Palestrante na área do Direito.
Coordenadora das Semanas Jurídicas da OAB-SCSUL.
Mestranda em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de São paulo- PUC-SP.
Pós- graduada em Direito do Trabalho, Processual do Trabalho e Previdenciário pela Escola Superior de Advocacia ESA-SP.
Cursou como aluna especial a cadeira de Migração Internacional de Trabalhadores pela USP. Avaliadora de curso pelo Guia do Estudante.

Informações Gerais


Documento Download
Manual de Atividades Complementares
Matriz Curricular
Portaria 206
PPC - Projeto Pedagógico de Curso
PPC Direito
Regulamento de Estágio Supervisionado
Regulamento do Núcleo de Prática Jurídica
Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso
Regulamento Egresso Atuante de Direito
Regulamento Trabalho Integrado Interdisciplinar de Direito

Corpo Docente


Nome Email Currículo
ALEX FERRARI LONGO alexlongo@uol.com.br
CAROLINE VALVERDE DE CAMARGO valverdecamargo@gmail.com
ELTON CARLOS DE OLIVEIRA CANDIDO eltoncandidoadv@gmail.com
FABIANA VICENTE DE MORAES profafabianamoraes@gmail.com
FABIANO BARBOZA VIANA onwhishi@gmail.com
FLAVIA ALVES DE JESUS FERREIRA flaviaajesus@bol.com.br
GILDA SABAS DE SOUZA s_gilda@terra.com.br
JOÃO FELIPE DE OLIVEIRA BRITO joaofelipe@oliveirabritoadv.com.br
JOAO ROBERTO OBA joaooba@yahoo.com.br
MARCIO MIGUEL FERNANDO DE OLIVEIRA advocacia.externo@gmail.com
NILTON ALEXANDRE BORGES nilton.borges2000@gmail.com
PAULA DE FRANÇA SILVA pfranca@gmail.com
PAULO DE TARSO ROMA DE OLIVEIRA ptaroma@kbonet.com.br
PEDRO LUIS SCHIMITT JORDAO jordaopls@yahoo.com.br
RENATO MOREIRA FIGUEIREDO renatofigueiredo@adv.oabsp.org.br
SIBELLE WALKIRIA LOPES sibelewalkirialopes@gmail.com
TATIANE ALVES DE OLIVEIRA tatiane_alves@aasp.org.br
TONNY ROBERT MARTINS DA COSTA tonnyr@uol.com.br