Quem Somos

Breve Histórico da FACULDADE DE SÃO PAULO

 Toda grande instituição nasce de uma iniciativa simples, e isso não foi diferente com a União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo, a UNIESP. Em 1997, a pedra fundamental da Faculdade de Presidente Epitácio é lançada. A unidade educacional, porém, foi apenas o primeiro de muitos outros projetos que têm por base a Educação Solidária. Esta Holding denominada UNIESP, administrou as Faculdades Renascença e Faculdades Teresa Martin que em agosto de 2010, foram unificadas a Faculdade de São Paulo através da Portaria 1028 de 17/08/2010. A Faculdade de São Paulo é mantida pelo Instituto Educacional do Estado de São Paulo.

Consciente de que a educação gera qualificação para o mercado de trabalho e, consequentemente, melhora a qualidade de vida da população, ele criou em 1999 a UNIESP Solidária, instituição filantrópica de cunho social e educacional.

Desde sua fundação, a UNIESP Solidária tem proporcionado à população, por meio das instituições parceiras, ações sociais como instrumentos de apoio às iniciativas de promoção do desenvolvimento social e econômico, o que consequentemente elevará o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Os grandes diferenciais da Instituição são aderir e difundir os Programas e Convênios para Bolsas de Estudo de 50% a até 100% criados pelos Governos Federal, Estadual e Municipal. 

Por meio de tais projetos, milhares de jovens foram inseridos no ensino superior e no tão nobre serviço voluntário, e muitos outros, das escolas estaduais e municipais, melhoraram o desempenho nos estudos, reduzindo o índice de repetência e ampliando o índice de frequência. Com isso, contribuíram para a diminuição da violência e promoveram a integração da comunidade na participação dos eventos culturais, educacionais e lazer. 

A FACULDADE DE SÃO PAULO é mantida pela UNIESP S.A, inscrita no CNPJ nº 19.347.410/0001-31, com sede na Rua Álvares Penteado nº 139/180/216 - Centro - São Paulo.

 

MISSÃO

A Missão evidencia a razão de ser da Instituição e reflete os motivos pelos quais a FACULDADE DE SÃO PAULO foi criada. Seus projetos institucionais estão estruturados a partir da sua concepção como instituição de ensino superior pluralista e partidária, responsável pela elevação do nível cultural, político e econômico do cidadão, consciente de que a manutenção da qualidade de ensino se constitui num processo de constante acompanhamento da evolução da própria sociedade, das tecnologias e das metodologias inovadoras de ensino. 

Nessa perspectiva, a FACULDADE DE SÃO PAULO tem como missão:

 “Alcançar a oferta e a Prática de uma Educação Solidária, possibilitando o saber para ser e fazer”.

O possibilitar o saber se expressa pelo compromisso com a busca da verdade, através de um ensino de qualidade, comprometimento com a difusão, através da pesquisa e extensão, e do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica;

Para ser é o comprometimento com a formação do ser humano capaz de exercer a cidadania em sua plenitude e pautar-se pelos princípios éticos;

Para fazer significa o comprometimento com a formação de profissionais competentes no exercício da profissão e capazes de assumir, com autonomia, o processo de formação continuada.

 

VISÃO

A Visão representa o estado em que a instituição busca estar no futuro. Para isso, é necessário direcionar seus esforços, de forma abrangente, tomando decisões para expandir-se no cenário atual.

A FACULDADE DE SÃO PAULO tem como visão a expansão do ensino de qualidade, possibilitando a inclusão das pessoas menos favorecidas, por todas as regiões do território brasileiro. Esta visão está aliada às orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais que recomendam formatos de cursos que busquem criar oportunidades de estudos independentes para que os alunos venham a desenvolver a sua progressiva autonomia intelectual.

 

VALORES

Por Valores entende-se o conjunto das crenças e princípios que orientam as atividades de uma organização. Eles se expressam pelos padrões de conduta praticados pela instituição. Neste sentido, a FACULDADE DE SÃO PAULO se pauta pelos seguintes princípios:

 

- Responsabilidade social

- Compromisso social

- Atenção à inovação

- Respeito à diversidade

- Busca constante pela qualidade

- Ética e transparência



Diretor:
Renato Moreira Figueiredo