Ação Social Faculdade de São Paulo e Universidade Brasil – campus Itaquera

Data: 05/11/2022 | 0 Comentário

No dia 05 de novembro de 2022, um sábado durante o dia todo, a Faculdade de São Paulo com seu curso de Direito e Enfermagem, juntamente com a Universidade Brasil – campus Itaquera cm seus cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Medicina Veterinária e Direito, se uniram à Escola de Samba Primeira da Cidade e ao Bloco Nhô Coroné e realizaram uma ação social com a Pastoral da Criança da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, da Vila Nhocuné, na Zona Leste de São Paulo.

Foi um sábado de Ação Social que envolveu toda comunidade, pois o projeto possibilitou que a comunidade da Vila Nhocuné, região próxima a Universidade Brasil, tenha acesso a diversas dinâmicas de cuidado a saúde, com enfoque na promoção a saúde e prevenção em saúde, bem como de outros serviços de atenção e apoio à comunidade.

As ações de cuidar se dão com e para os clientes da comunidade local, compostas por crianças, adolescentes, adultos e idosos.

As atividades desenvolvidas por alunos e docentes da Universidade Brasil e Faculdade de São Paulo foramrealizadas em espaço amplo e aberto, na Igreja Nossa Senhora Aparecida do Nhocuné divididos em espaços que podem ser visitados pelos participantes do evento de acordo com seu interesse e/ou necessidade.

Com apoio e organização do Bloco Nhô Coroné e a Escola de Samba Primeira da Cidade Líder, juntamente com sua bateria Batucada de Primeira, os alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Medicina Veterinária e Direito, supervisionados pelos seus professores e coordenadores, atenderam mais de 250 pessoas no dia, promovendo orientações e bem-estar aos que ali passaram.

A Professora e coordenadora de Enfermagem, ProfaFabiana ressalta a importância de projetos como esse, promovido pelo Bloco Nhô Coroné e pela Primeira da Líder, pois nossos alunos passam a ter contato direto com a prática juntamente com a realidade vivida pela comunidade local. Pensando dessa forma, as atividades foram realizadas da seguinte forma:

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA: atividades de conscientizar a população sobre a importância da prática de atividades físicas como prevenção e/ou reabilitação de algumas comorbidades.

Realização de testes físicos leves, baseados em trabalhos científicos relacionados a fisiologia humana, cálculo de IMC, medição de altura, peso e orientações sobre qual atividade física deve ser aplicada de acordo a especificidade de dados de cada pessoa.

CURSO DE ENFERMAGEM:  atividades que incluíram educação em saúde para diabetes e hipertensão, com mensuração de pressão arterial e teste de glicemia capilar; também haverá atividades de educação em saúde para prevenção de suicídio e prevenção de câncer referentes ao outubro rosa e novembro azul.

CURSO DE FISIOTERAPIA:  atividades que envolveram aplicação de auriculoterapia.

CURSO DE ODONTOLOGIA: atividades educativas de promoção de saúde bucal para população, com orientação de higiene oral e dieta. Triagem de pacientes para tratamento regular na clínica odontológica da Universidade Brasil.

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA: foramrealizadas atividades de orientação à comunidade sobre cuidados gerais de cães e gatos, e administração de vermífugo (fornecido por empresa parceira) após avaliação dos animais pelos médicos veterinários, tudo acompanhado pelos alunos.

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA: atividades de conscientização sobre os cuidados como audição, voz e linguagem, entre outros aspectos da saúde fonoaudiológica. Realização de triagem auditiva, triagem vocal e orientações à comunidade.

CURSO DE DIREITO: Orientações, informações e esclarecimentos de dúvidas Jurídicas referente a questões relacionadas aos Direitos e Garantias Fundamentais do cidadão, garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor, direitos e deveres estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, Violência Domésticas, Direito do Trabalho e tantos outros.

Para o Prof José Carlos Niero, diretor da Universidade Brasil – Itaquera, “estreitar esse relacionamento com a comunidade no entorno da instituição é fundamental para que possamos proporcionar aos nossos alunos, oportunidades de contato com a prática e, ao mesmo tempo, fazermos presentes onde estamos situados. Acredito que possamos desenvolver mais projetos como esse durante o ano todo de 2023”.

Em nome de toda comunidade Nhocuné, Glaucia Chicó, organizadora do Bloco Nhô Coroné e membro da diretoria da Escola de Samba Primeira da Cidade Líder, que também é membro da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora Aparecida expressou: “Agradeço a todos de coração, pela ação que realizamos, a todos que participaram meu muito obrigada. E espero ano que vem,possamos realizar mais ações sociais como está”.