Descrição
Apresentação/Objetivo
O projeto pedagógico do curso é orientado por uma visão interdisciplinar que concebe sua organização didático-pedagógica a partir do avanço da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, assim reconhece ser todo conhecimento igualmente importante. Concebe a formação do educador comprometido com as mudanças e com a responsabilidade social, tendo em vista as exigências tecnológicas, econômicas e sociais. Tem na função docente a base da formação. O curso tem o objetivo formar o educando com base na docência, mas o prepara para funções de apoio escolar. O curso de pedagogia-licenciatura é reconhecido pelo MEC, e apresenta notas suficientes nos exames do Enade.
Mercado de Trabalho / Perfil Profissional
O egresso poderá para assumir a função docente na educação Infantil (creches e pré-escolas), e no ensino fundamental (1ª- a 5ª- séries), gestão, coordenação, orientação, e supervisão de sistemas educacionais, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. A formação oferecida abrangerá integradamente a docência, a participação da gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, a elaboração, a execução, o acompanhamento de programas e as atividades educativas. O aluno formado pelo curso será um profissional com capacidade de inovação, de participação nos processos de tomada de decisão e de produção de conhecimento sobre seu trabalho. Será um pedagogo capaz de desenvolver o “fazer”, mas também o “saber fazer” e a compreensão do “para que fazer”, articulando a reflexão sobre “o quê”, “como” e “para quê” no planejamento, elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades educacionais ou de treinamento e desenvolvimento, quer em escolas quer em outros espaços onde haja a função educativa para atender a demanda da região em plena expansão de escolas devido ao crescimento socioeconômico e demográfico.
Diferenciais do curso na Instituição
O curso de pedagogia apresenta como diferencial a construção do pedagogo autor, responsável por sua própria formação, por isso, articula com as competências geradas pela matriz curricular aquela da escrita própria, mediante a confecção dos cadernos pedagógicos.
Resumo:
Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: PORTARIA Nº 187, de 01 de outubro de 2012
Rol de Disciplinas do Curso
Comunicação e Expressão
Produção Textual em Educação
Leitura, Interpretação e Produção de Textos Acadêmicos
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Literatura Infantojuvenil
Metodologia e Prática da Alfabetização
Matemática
Estatística Aplicada à Educação
Educação, Espaço e Forma
História da Educação
Filosofia da Educação
Sociologia da Educação
Informática na Educação
Linguagens e Mediações Tecnológicas na Educação
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais na Educação Básica
Introdução à Psicologia
Psicologia da Educação
Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
Pesquisa Educacional
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Didática e Formação Docente
Didática e Prática Docente
Didática, Estratégias e Recursos da Educação de Pessoas com Necessidades Especiais
Fundamentos da Didática
Fundamentos Psicossociais na Educação Infantil
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
Fundamentos e Práticas do Ensino da Geografia
Fundamentos e Práticas do Ensino de História
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Básica
Fundamentos e Práticas do Ensino de Ciências
Fundamentos e Práticas do Ensino de Artes
Fundamentos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa
Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
Fundamentos e Práticas do Ensino da Matemática
Organização e Políticas da Educação Básica
Políticas Públicas e Educação
Legislação e Normas na Educação Nacional
Currículos e Programas
Avaliação Educacional
Gestão Escolar na Educação Básica
Educação nas Áreas de Apoio e Serviço Escolar
Gestão da Educação Infantil
Gestão Educacional em Ambientes Não Escolares
Seminários sobre Ética, Estética e Ludicidade na Educação Básica
Seminários sobre Jogos e Brincadeiras
Seminários sobre Educação, Gênero e Sexualidade
Educação na Diversidade Cultural
Educação, Natureza e Sociedade
Relações Sociais e Éticas
Projetos de Educação Ambiental, Nutrição, Cidadania e Saúde
Corpo e Movimento
Informações Gerais
Documento | Download |
---|---|
Atividades Complementares do Curso | |
Matriz Curricular do Curso | |
PPC - Projeto Pedagógico do Curso |
Corpo Docente
Nome | Currículo |
---|