publicações

UNIESP - Guaratinguetá: FACEG recebe representante da Embaixada da Finlândia para falar sobre Sistema Educacional na Finlandês

Data: 23/08/2017 | 0 Comentário

A Faculdade de Educação de Guaratinguetá - FACEG recebeu no dia 15 de agosto, o Sr. Jarkko Wickström, coordenador da área da Educação, Ciência e Pesquisa da Embaixada da Finlândia no Brasil, para ministrar uma palestra sobre o “Sistema Educacional na Finlândia”. O evento foi realizado em parceria entre a Diretoria Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação de Guaratinguetá e Escola Estadual Joaquim Vilela de Oliveira, representada pelo seu diretor prof. Alexandre Marcos Lourenço Barbosa, com o objetivo de mostrar aos participantes como funciona o Sistema Educacional Finlandês, considerado um dos melhores do mundo.

Participaram do evento professores e coordenadores da rede municipal de Guaratinguetá e do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, Supervisores de Ensino, alunos do curso de Pedagogia da FACEG; professora Adriana Roma da FACEG; professora Elisabeth Sampaio, secretária de educação de Guaratinguetá; professor, Wilson de Tarso Gonçalves Araújo, dirigente regional de ensino; professor Alexandre Marcos Lourenço Barbos, diretor da escola estadual; Joaquim Vilela Barbosa e professora Érica Barbosa Joslin, diretora Geral da FACEG.

Inicialmente Jarkko Wickström discorreu sobre o país de origem, geografia, habitantes, língua; após, destacou detalhadamente o funcionamento do Sistema Educacional. Ao final, Wickström evidenciou várias chaves de sucesso para se alcançar um alto nível de desenvolvimento educacional, uma delas diz respeito à cultura, ter atitude positiva em relação à escola e educação, além de professores altamente qualificados.

No encerramento do evento, o público pôde prestigiar a apresentação do músico Bruno Roberti, de São José dos Campos, cantando canções de sua autoria.