CURSOS




Direito

Graduação: Bacharelado






Presencial


Manhã | Noite




Herbert Luis da Costa ()

INSCREVA-SE           


Descrição

Objetivo do Curso de Direito

O curso de Direito daUNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO – FAIMI, tem como objetivo formar bacharéis aptos ao desempenho das funções e cargos nas áreas pertinentes a especificidades do Direito, tanto na esfera pública como privada, atendo-se ao contexto sócio-político-econômico atual, às necessidades regionais e locais, e também às exigências da globalização.

 
 
Perfil Profissional

Conforme a legislação em vigor, entende a FAIMI que o perfil profissional a ser obtido dos formandos em Direito repousa em sólida e permanente formação geral, humanística, ética, técnico-jurídica e prática que lhes permita desenvolver o raciocínio lógico e crítico na análise dos conceitos e argumentos trazidos pelo curso e, assim, atuar de maneira criativa, eficaz e com responsabilidade social e profissional.
A intenção máxima da FAIMI é que a formação do bacharel em Direito, que seja sensível e preparado para lidar com os problemas de seu tempo e espaço, evolua de simples aplicador da Lei para interprete e profundo conhecedor da norma jurídica, com capacidade de valoração, argumentação e de persuasão, condição humanística, interdisciplinar e ética, e, fundamentalmente consciente de seu papel protagônico no desenvolvimento socioeconômico de seu município e região no contexto do processo de transformação e modernização da sociedade e do Estado brasileiro.
 
 
 
Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional do Direito é extremamente amplo, podendo o bacharel ingressar nas carreiras tradicionais do Direito, tal como a Magistratura, Ministério Público, Advocacia Geral, Defensoria Pública, dentre outras, bem como exercer advocacia como profissional autônomo. Há, ainda, a possibilidade de o graduado ingressar na carreira diplomática, sem se afastar a hipótese de ele atuar em inúmeras novas funções que surgem com a dinâmica do mundo moderno, como consultorias a empresas, orientação jurídica, e tantas outras que se apresentam aos profissionais capacitados na ciência jurídica. 
 
Núcleo de Prática Jurídica - NPJ
 
O curso de Direito da FAIMI conta com um Núcleo de Prática Jurídica Ativo em três esferas: Estágio Supervisionado, Assistência Judiciária Gratuita e Auxílio ao Poder Judiciário local.
Na sua primeira linha, é o responsável pela regulamentação e efetivação de todo o Estágio Supervisionado, compreendido entre os 7º e 10º semestre do curso, o qual perfaz um total de 360 horas.
No quesito Assistência Judiciária Gratuita, regido pela Lei nº 1.060/50, pela Lei nº 8.006/94, denominada EOAB, pela Resolução do MEC n. 09/2004, exerce papel acadêmico relevante, mas com verdadeira função social, ou seja, compreende o atendimento dos interessados, através da conciliação, da pesquisa e da elaboração de contratos, peças processuais e do acompanhamento dos respectivos processos até fase final, realizada pelos estagiários, sob o controle, orientação e avaliação dos professores.
Por sua vez, enquanto auxiliar do Poder Judiciário, foi responsável pela instalação, de forma pioneira, o primeiro SETOR DE CONCILIAÇÃO, numa parceria entre o PODER JUDICIÁRIO, a ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – Subseção de Mirassol e a própria FAIMI, atualmente compreendido Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Mirassol, Estado de São Paulo.
 
 
O curso de Direito da FAIMI por meio Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania: 
 
a) contribui para desafogar o Poder Judiciário, atuando no âmbito pré processual (através da mediação) e processual (através da conciliação), ambos realizadas nas dependências desta Instituição, por meio de conciliadores e alunos, com as respectivas homologações judiciais; 
b) presta um serviço à Comunidade de Mirassol e região, pois ajuda a solucionar, de forma rápida e eficaz, os conflitos entre as partes;
c) oferece aos seus alunos, que atuam como Conciliadores e/ou auxiliares, a partir do 1º semestre do Curso, a possibilidade de atuar na futura atividade profissional buscando, sempre em primeiro lugar a composição, relegando o litígio processual como a última hipótese. 
Por ser uma atividade de extensão, os alunos recebem certificados de participação, fornecidos pelo próprio Poder Judiciário, que servem como comprovantes da integralização de carga horária das Atividades Complementares.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania mostra-se imprescindível à formação prática do discente, respondendo pela efetiva e real pratica, onde o aluno, já tomando conhecimento do futuro da advocacia, por meio da mediação e composição/conciliação, tem condições de empregar tudo aquilo que é adquirido em sala.
Em outras palavras, trata-se de um verdadeiro laboratório, responsável pela efetivação das teorias com seu emprego no mundo real e mediante casos concretos.
 
Autorização: Autorizado pela Portaria Ministerialnº 3244de 26/11/2002 - D.O.U. de 28/11/2002.
Reconhecimento:Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº489 de 20/12/2011 - Publicada no D.O.U. em 23/12/2011

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo