O Centro Universitário do Rio de Janeiro - UNIRJ - recebe comissão de avaliadores do MEC para o Curso de Engenharia Ambiental

Data: 11/03/2024 | 0 Comentário

O Centro Universitário do Rio de Janeiro - UNIRJ - recebeu nos dias 28 e 29/02 e 01/03 a comissão de avaliadores do MEC para o Curso de Engenharia Ambiental. A comissão foi acompanhada pelo então Coordenador do Curso, o Prof. Hélio França, o qual defendeu a qualidade do nosso curso e, por isso, não tem qualquer receio quanto à avaliação.

A avaliação do ensino superior feita pelo Ministério da Educação (MEC) é essencial para medir e validar a qualidade de uma universidade, faculdade ou centro universitário e seus cursos. Para garantir a qualidade na educação superior, o Ministério da Educação instituiu, em 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Seu objetivo é analisar as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. Tal processo leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, espaço físico e corpo docente. Após a avaliação, é aplicada uma nota ao Curso com peso máximo de 5 (cinco).

A relevância do processo se justifica pelo fato de a nota do MEC poder ser usada pelas Instituições de Educação Superior (IES) como um 'termômetro' do desempenho dos cursos, mantendo-se as ações bem avaliadas e se corrigindo as que, por ventura, fizerem-se necessárias.