CURSOS




Fisioterapia

Graduação: Bacharelado






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

Objetivos

O curso de Fisioterapia do UniMSB teve sua aula inaugural realizada no dia 16 de fevereiro de 1998, pelo Prof. Vicente Alberto Lima Bessa e foi reconhecido pela Portaria 2.192 do MEC em 08/08/2003, publicado no DOU em 13/08/2003. Atendendo as atuais normas do MEC, o curso possui 5 anos de duração, incluindo o período de estágio. No UniMSB, o aluno conta com a existência de uma Clínica Escola de Fisioterapia, Laboratórios de Anatomia, Microscopia, Fisioterapia e Cinesioterapia e uma ampla biblioteca. Ao concluir seu curso o diplomado poderá obter o título de fisioterapeuta, após efetuar a sua inscrição no órgão de classe profissional.

Mas, quem é o fisioterapeuta? O fisioterapeuta é um profissional de nível superior que utiliza procedimentos, métodos e técnicas fisioterapêuticas que tem como objetivo promover, prevenir, curar e reabilitar pessoas com as mais variadas disfunções. Ele é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever órteses, próteses, tratamento físico, dar diagnóstico cinesiológico-funcional, prognóstico, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial. A profissão foi regulamentada pelo Decreto-Lei 938 em 13 de outubro de 1969 e o profissional é registrado no sistema COFFITO/CREFITO para poder exercer a sua profissão.

O fisioterapeuta atua em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, consultórios, asilos, clubes, academias, escolas, homecare (atendimento domiciliar), empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.


Apresentação e Perfil Profissional

É o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental. Pode atuar em clubes esportivos, hospitais, centros de reabilitação e em clínicas de fisioterapia e ortopedia.


Para se tornar um profissional de fisioterapia é preciso estudar em um curso superior de Fisioterapia reconhecido pelo MEC, realizar estágios e produzir um trabalho científico. Dentre as disciplinas a serem cursadas estão: Anatomia Humana, Atendimento Pré-hospitalar, Bases Legais em Fisioterapia, Biofísica, Biologia, Biomecânica, Bioquímica, Cinesioterapia, Diagnóstico por Imagens, Diversidade e Bioética, Empreendedorismo, Estágio Supervisionado, Ética e Responsabilidade Social, Fisiologia Humana, Fisiologia do Esforço,Fisioterapia Geriátrica Funcional, Fisioterapia Angiológica Funcional, Fisioterapia Cardiológica Funcional, Fisioterapia Dermato-Funcional, Fisioterapia Desportiva, Fisioterapia Funcional em CTI, Fisioterapia Geral, Fisioterapia Gineco-Obstétrica Funcional, Fisioterapia Neurológica Funcional, Fisioterapia Pediátrica Funcional, Fisioterapia Oncológica Funcional,Fisioterapia Pneumo-Funcional, Fisioterapia Preventiva e do Trabalho, Fisioterapia Reumatológica Funcional, Fisioterapia Traumato Ortopédica Funcional,Fundamentos de farmacologia, Fundamentos da Fisioterapia, Fundamentos Sócio-antropológicos, Histologia, Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia, Métodos e Técnicas de Tratamento em Fisioterapia, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Órteses e Próteses, Patologia dos Órgãos e Sistemas, Patologia Geral, Prática Clínica, Produção Textual, Psicologia da Reabilitação, Relações Interpessoais e de Trabalho, Recursos Terapêuticos Manuais, Saúde Pública, Trabalho de Conclusão de Curso.


Mercado de Trabalho


Tramita no Congresso um projeto para que o fisioterapeuta seja incluído nas equipes do Programa Saúde da Família. Se aprovado, ainda que em caráter não obrigatório em todas as equipes pelo país, deve aumentar o número de vagas para este profissional que, atualmente, tem seu principal empregador em clínicas especializadas e hospitais. Ele é admitido para cuidar de pacientes críticos em unidades de terapia intensiva e de doentes em enfermarias e ambulatórios. Para isso, precisa dominar conhecimentos e técnicas nas áreas respiratória, neurológica e músculo-esquelética. Outros nichos, como a geriatria e a saúde do trabalho oferecem boas oportunidades para o fisioterapeuta. Sudeste e Sul concentram a maior parte dos profissionais.


Principais Disciplinas Teóricas e Práticas


As disciplinas das ciências biológicas e da saúde constituem a base do currículo. Assim, espere muita aula de biologia, anatomia, fisiologia, patologia e histologia, principalmente no primeiro dos quatro anos do curso. Você estuda saúde pública, recursos terapêuticos manuais, neurologia, ortopedia e traumatologia. A partir do segundo ano, aumenta a carga de aulas práticas, nas quais se aprendem técnicas de tratamento como a massoterapia (massagem), termoterapia (aplicação de calor ou frio) e hidroterapia (por meio da água). O estágio é obrigatório no último ano. Para concluir o curso, também é obrigatória a elaboração de um trabalho sob orientação de um professor.


Estágio Supervisionado


O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

O Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos possui uma Clínica Escola para os alunos de Fisioterapia, situada à Rua Engenheiro Trindade 229, Bloco E Andar Térreo, onde o acadêmico pode realizar o estágio curricular a partir do 8º período letivo. Os programas existentes na Clínica Escola incluem estágio nas clínicas de Neurologia (infantil e adulto); Traumato Ortopedia e Reumatologia.

Atendimento ao público nas áreas de: Traumato Ortopedia, Reumatologia, Neurologia Adulto e Pediátrica e Pneumologia.

Avaliação e atendimento com hora marcada.

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo