Tupã: Coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade de Tupã publica artigo em revista internacional

Data: 04/03/2020 | 0 Comentário

A professora ma. Natália da Silva Bomfim, coordenadora e docente do curso de Nutrição da Faculdade de Tupã, teve um artigo publicado pela Revista Internacional FOOD ADDITIVES & CONTAMINANTS: PART A.

Aceito em setembro de 2019, o artigo foi escrito por um grupo de diversos pesquisadores, entre eles, a professora.

O texto retrata a atividade antifúngica e antiaflatoxigênica do óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis L.) sobre o Aspergillus flavus, um fungo de grande relevância em nosso país e de interesse mundial, por ser responsável pela produção de aflatoxinas, micotoxinas que afetam alimentos como arroz, milho, amendoim e especiarias. Resultando em graves perdas econômicas para agricultores e indústrias de alimentos, além de sérios riscos para a saúde humana devido ao seu potencial para o desenvolvimento de câncer.

O uso indiscriminado e excessivo de fungicidas sintéticos resultou no desenvolvimento de microrganismos patogênicos resistentes, além de riscos à Saúde Pública e ambiental. Assim, a pesquisa buscou investigar os benefícios do óleo essencial de alecrim, como uma alternativa natural para se combater o Aspergillus flavus.

Esse estudo fez parte do projeto de Mestrado de Natália, realizado na Universidade Estadual de Maringá. Onde foram feitos experimentos in vitro, submetendo o fungo a diversas concentrações do óleo essencial de alecrim para a verificação de efeitos.

Os resultados demonstraram que a partir de 250 µg /mL, houve redução no tamanho das estruturas do A. flavus, e na produção de aflatoxinas B1 e B2, indicando efeito antifúngico e antiaflatoxigênico, e reforçando a possibilidade da realização de mais estudos para a utilização desse produto natural como uma alternativa ao fungicidas sintéticos.

Além de exercer atividades acadêmicas na Faculdade de Tupã, a professora atua como nutricionista, é revisora de artigos científicos em revistas nacionais, e parecerista no Guia do Estudante da editora Abril - na avaliação de cursos de nutrição do Brasil.

A publicação do artigo representa uma grande conquista para a professora e pesquisadores envolvidos, além de ser uma grande contribuição para o meio científico.

Para ler o artigo, acesse:https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19440049.2019.1678771