Publicações

UNIESP – Tupã: Aluna de Nutrição desenvolve pesquisa na FAMEMA

Data: 14/09/2016 | 0 Comentário


Compartilhe

          

A aluna Luana Nonato Barreto, do 8º termo do curso de Nutrição das Faculdades ESEFAP, tem desenvolvido seu trabalho de conclusão de curso na Faculdade de Medicina de Marília, FAMEMA, no Departamento de Ciências Fisiológicas, sob orientação da professora Dra. Rafaela de Fátima Ferreira Baptista.

Seu trabalho, intitulado “Avaliação da capacidade antioxidante do plasma pela exposição pré-natal à desnutrição, isoladamente e em associação ao etanol, em ratos adultos”, tem como objetivo compreender os efeitos da interação entre a exposição pré-natal à restrição alimentar e ao consumo crônico de etanol sobre o balanço redox na vida adulta de ratos. Este estudo justifica-se pela escassez de estudos que abordam estes fatores risco isoladamente e, sobretudo, quando estão associados. Paralelamente, espera-se compreender melhor se a exposição pré-natal à restrição alimentar e/ou ao consumo crônico de etanol, promove alterações da pressão arterial, bem como do tamanho e peso do nascimento até a vida adulta.

Neste sentido, entende-se que o presente projeto trará contribuições importantes para a compreensão das repercussões tardias da restrição alimentar/exposição ao etanol intra útero, fatores de risco de grande pertinência para a saúde pública. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética (CEUA) da FAMEMA e segue dando continuidade.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!