Notícias

UNIESP – Tupã: Como lidar com a ansiedade antes da Prova

Data: 14/03/2017 | 0 Comentário


Compartilhe

          

A ansiedade está sendo considerada por muitos como o mal do século e está ligada diretamente com o nosso sistema mental. Mediante a uma situação (diferente da que estamos habituados), como quando estamos sob pressão, ver alguém que não víamos a muito tempo, um compromisso importante, provas e etc., ficamos apreensivos e incomodados, antecipamos nossos pensamentos e não paramos de pensar sobre o que vai acontecer.

Antes de uma prova, por exemplo, ficamos ansiosos e nos questionamos várias vezes ao dia (ou o momento que antecede a prova), sobre como será a prova? Quais os tipos de questões serão abordadas? Estou preparado o suficiente para a prova? Ou seja, sofremos por antecipação e essa ansiedade pode nos atrapalhar caso não seja controlada. É preciso muita calma, planejamento e organização mental para resolver ou sofrer o mínimo possível em situações estressantes.

Geralmente, as provas em uma faculdade são realizadas durante uma semana inteira, ou seja, uma prova por dia, então, é preciso organização e planejamento para os horários de estudos.

A seguir, algumas dicas que podem facilitar a realização das provas:

  • Procure assistir as aulas com atenção, grifar assuntos importantes e fazer anotações que poderão facilitar durante o estudo do conteúdo da prova;
  • Para estudar, concentre-se no estudo, leia e releia o conteúdo com calma (quantas vezes achar necessário);
  • Não passe a noite inteira estudando, o corpo e a mente precisam estar descansados;
  • Beba bastante água, e toda vez que estiver com sono ou cansado (enquanto estiver estudando), pare, dê uma volta, alongue-se, faça técnicas de respiração, ouça uma música, etc, faça algo para relaxar e depois volte novamente a estudar;
  • Nunca estude quando estiver com sono, se for preciso durma um pouco e depois volte a estudar;
  • Procure fazer uma alimentação leve antes do período de estudo.

Lembre-se, estas são algumas dicas para facilitar sua vida de estudo, mas é preciso um planejamento e organização com seus horários disponíveis para estudar e principalmente, tente se concentrar o máximo possível neste momento. Bons estudos e boa sorte! Por Regiane Oliveira Lisboa, professora, especialista e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico das Faculdades ESEFAP.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!