CURSOS




Educação Física

Graduação: Licenciatura



6 Semestres


Presencial







Prof. Ms. Marcos de Oliveira Santos ()

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Descrição

Apresentação/Objetivo

 

A Licenciatura em Educação Física pressupõe a formação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio, devendo as Faculdades ESEFAP instituir mecanismos de parceria com os sistemas de ensino público e privado, de modo a assegurar aos graduandos a possibilidade de vivenciar um currículo integrado (teoria e prática).

O Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura das Faculdades ESEFAP tem como eixo central fazer da prática de ensino um momento de reflexão, favorecendo uma postura que vise a construção, reconstrução de conhecimento, atitudes e habilidades no sentido de fundamentar a organização e a conduta do ensino, com vistas a aprendizagem significativa. Dessa forma, espera-se que o graduando, ao atuar diretamente no processo ensino-aprendizagem a partir de suas concepções didático – pedagógicas, aponte novos caminhos para o fazer pedagógico, objetivando a melhoria da qualidade de ensino contextualizado dentro de um processo histórico.

O Estágio Curricular Supervisionado deve constituir-se no elemento síntese da relação entre teórica e prática e representa uma forma de aproximação, muito oportuna entre o graduando e o mercado que o receberá. Assim, deve se pensar nas diversas maneiras de utilizar este momento de forma agradável e produtiva e não como mera obrigação. Para tanto, faz-se necessário um amplo debate acerca das condições ideais de realização, bem como das orientações gerais sobre o aproveitamento das horas de estágio desenvolvido em diversas situações e ainda, se a forma de estágio adotada não contraria nenhuma legislação específica.

 

Objetivos do Curso

 

Formar docentes para a Educação Básica, aptos a atuar na Educação Física Escolar, trabalhando conceitos, princípios, valores, atitudes e conhecimentos sobre o movimento humano voluntário e corporeidade, visando, através do desenvolvimento da consciência corporal e capacitação, atingir o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida;

Formar graduados em Educação Física capazes de intervir acadêmica e profissionalmente no universo histórico-cultural;

Garantir uma formação que viabilize a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com o desenvolvimento de atividades sistematizadas de fortalecimento da unidade teoria-prática;

Valorizar, no processo de formação, o domínio de competência de natureza técnico-instrumental estruturada a partir de uma visão crítico-reflexiva.

 

Mercado de Trabalho / Perfil Profissional

 

O licenciado em Educação Física deverá possuir sólido preparo na área específica desse campo do conhecimento – o da motricidade humana – como princípio norteador de seu exercício profissional.

Deverá, ainda, ter formação orientada conforme determinações das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores de Educação Física Básica, graduação plena, o que garantirá a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada do futuro professor.

Nessa linha de formação serão consideradas as diferentes competências que se pretende desenvolver e que deverão atender à diversidade de demanda e às dimensões da atuação profissional, aspectos estes que supõem a necessidade de compreensão do universo sócio-político e histórico de inserção profissional.

O corpo de atuação profissional do licenciado em Educação Física deverá ter como base os eixos temáticos indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica que abrangem o conhecimento sobre o corpo, esportes, jogos, lutas e ginásticas, além de atividades rítmicas e expressivas.

Deste modo, o profissional deverá estar preparado para coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como realizar treinamentos em escolas e participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares.

Tal preparação inclui o desenvolvimento de uma visão científico-pedagógica em relação às diferentes formas de atuação dentro da escola.

 

Diferenciais do curso na Instituição

 

As tendências atuais para a formação dos profissionais de Educação Física determinam que as diferentes manifestações da cultura do movimento presentes na sociedade devem compor seus objetivos de estudo, ensino e aplicação de conhecimento nas diferentes dimensões do movimento humano voluntário.

A atividade física, hoje expectativa da própria sociedade em função da divulgação de seus benefícios pela mídia de forma geral e pelos programas de saúde, é considerada um dos principais esteios da conquista e manutenção da qualidade de vida.

Dentro do conceito de qualidade de vida destaca-se a atividade física, o exercício corporal e o esporte como direitos dos cidadãos, além de constituírem um importante fator para enfrentar as transformações socioculturais do mundo atual em que o sedentarismo imprime fortes marcas.

Deste modo, a Educação Física tem refletido seus caminhos no sentido de atender a essas necessidades emergentes, mas que devem também ser construídas a partir da atuação dos profissionais da área no ensino básico, integrando os conhecimentos teóricos à prática pedagógica, criando uma cultura de iniciação da prática esportiva, do exercício físico-corporal para a saúde e visando uma melhor qualidade de vida e lazer.

Assim, com o reconhecimento da importância da Educação Física como uma condição para a melhoria da qualidade de vida da população, este curso de Licenciatura Plena em Educação Física deverá contemplar, em seu processo de formação, o preparo de profissionais capazes de estimular e desenvolver habilidades que proporcionem a conquista de um estilo de vida ativa e saudável, além de atender às diferentes manifestações da cultura do movimento, valorizando questões de ordem sociopolíticas e culturais.

Desta forma, o Curso de Educação Física das Faculdades ESEFAP, Licenciatura, se constitui numa unidade de formação de Professores da Educação Básica contemplando, em seus conteúdos curriculares, a Prática de Ensino como um eixo articulador dos demais conteúdos curriculares de natureza científico-cultural em toda sua extensão de desenvolvimento. Os estágios curriculares supervisionados atendem a um projeto específico, contemplados a partir da segunda metade do curso.

 

Resumo


Nome do Curso: Licenciatura em Educação Física


Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento:

O curso de Educação Física, mantida pelo Instituição Paulista de Ensino e Cultura – IPEC,  foi autorizado pelo Parecer da CESu nº 592/70 (Processo 860/70) e teve seu Reconhecimento concedido pelo Decreto nº 73.146 de 12 de novembro de 1973 e Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 1094, de 24 de dezembro de 2015.

Regime escolar: Seriado Semestral

Integralização Máxima: 10 (doze) semestres

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Fabiani Renata Donadon
José Eduardo Crivellaro
Marcos Oliveira Santos
Regiane Oliveira Lisboa
Roberta Silva Boaventura
Sebastião Pessoa
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Sérgio S. Fogaça
Solange Escorse Munhoz
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