História
A Mantenedora “D.D.G. S/S Ltda” e a mantida Faculdade Ranchariense tiveram sua origem na vocação educacional de seus idealizadores que almejavam oferecer à comunidade um ensino superior de qualidade e no comprovado sucesso de seus dirigentes como mantenedores do Colégio Alpha de Rancharia.
Levando-se em conta os princípios educacionais de seus dirigentes e os interesses da região em que se insere, a proposta de criação da FRAN pautou-se na observação de alguns fatores que indicavam a necessidade de sua existência, ou seja:
- A expansão das atividades do Grupo Alpha, que atua no Ensino Fundamental e Médio pretendendo atuar igualmente no Ensino Superior com o mesmo padrão de qualidade;
- Pedidos e solicitações informais de grupos que atuam no Ensino Superior na região que pretendiam implantar esses cursos em Rancharia com qualidade duvidosa;
- Pesquisa de mercado realizada na região de Rancharia, abrangendo os seguintes Municípios: Martinópolis, Iepê, João Ramalho, Bastos, Caiabú, Quatá e Nantes, demonstrou a necessidade de atendimento das aspirações dessas comunidades pela implantação de um curso superior;
- O interesse expresso por alunos oriundos principalmente dos cursos de magistério que ingressam no mercado de trabalho tão logo concluem o ensino médio, e por consequência, procuram um ensino superior para melhor qualificação profissional.
Em janeiro de 2002 iniciou-se a concretização do antigo sonho: realizou-se o Primeiro Processo Seletivo para o curso de Administração com 69 (sessenta e nove) inscritos e, posteriormente, 55 (cinquenta e cinco) matriculados. Atualmente, a D.D.G. S/S LTDA funciona em prédio adaptado que reconhecemos não atender as reais necessidades da clientela. Em 2003, a D.D.G. S/S Ltda. adquiriu uma área de 9 alqueires, localizada no trevo principal de acesso à Rancharia, destinada à construção do prédio próprio da FRAN. Em março de 2004, foi iniciada a terraplanagem da área adquirida e a instalação da infraestrutura elétrica, dando início ao projeto de sua construção. É o primeiro marco em direção ao crescimento físico de nossa instituição.
Entendemos, pois, que o comprometimento dos dirigentes da D.D.G. S/S Ltda e das mantidas com a criação de um ensino superior que atenda aos anseios da comunidade onde está inserida e aos padrões de qualidade necessários ao seu funcionamento, está embasado na vasta experiência dos seus proponentes na área de ensino, adquirida em vários anos de atuação no magistério e áreas afins, o que lhes asseguram, inicialmente, a consciência de seus deveres e confiança em uma gestão acadêmica satisfatória.
A D.D.G. S/S LTDA. possui hoje em pleno desenvolvimento, cursos e programas na área de Administração, Pedagogia, Educação Física e Tecnólogo em Sistemas de Informação (paralisado). A Instituição mantém 01 Curso de Graduação (bacharelado), 02 Cursos de Graduação (Licenciatura) e 01 Curso de Tecnologia da Informação que hoje se encontra desativado. Além desses realiza em caráter eventual, Cursos de Atualização, Aperfeiçoamento e de Extensão, atendendo diversificadas e urgentes solicitações de demanda regional.
A atual administração entende que a gestão da instituição deve acontecer de forma planejada, participativa e sustentável. O crescimento e amadurecimento da Faculdade Ranchariense, somados à complexidade da situação em que as instituições vivem atualmente, configuram um momento propício e necessário para uma ampla reflexão e revisão, de forma integrada e por meio de um amplo processo de discussão participativa, traçar novas perspectivas e diretrizes para o desenvolvimento da instituição.
A construção compartilhada de um Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI configura-se, então, como oportunidade de se mobilizar a capacidade com que hoje a instituição conta em desenvolver um projeto inovador no cenário da educação superior de ensino, gerando, além dos resultados concretos do processo, experiência e conhecimento em governo, planejamento e gestão.
Missão
“Praticar a Educação Solidária, possibilitando o acesso de todos ao Ensino Superior de qualidade e participando, ativamente, de projetos sociais educacionais e culturais dos setores público e privado, com uma atuação voltada ao desenvolvimento sustentável e ao atendimento à comunidade”.
Diretor Geral:
Prof. Ms. Joseney Sprea
Secretária Geral:
Eva Lina de Lima Penteado
Auxiliares de Secretaria:
Maria Edinéia Fregadolli Ussami
Neusa Aparecida Martinello Daltio
Coordenadora Projetos Sociais:
Jessica Regina Braum
Auxiliar de Projetos Sociais:
Talita Fernanda dos Santos
Bibliotecária:
Mara Liz Souza da Cunha
Auxiliar Administrativo/TI:
Alex Sandro Passianoto
Auxiliares de Limpeza:
Ieda Rosa Pereira
Sonia Levandoski Nunes Pecinato
Lucia Freire de Oliveira
Coordenadores de Curso:
Administração:
Joseney Sprea (interino)
Educação Física:
Davi Juliano Rodrigues (interino)
Pedagogia:
Davi Juliano Rodrigues