Notícias

Profª. Drª. Juliana Segalla, da Faculdade de Araraquara, lança seu livro

Data: 06/07/2022 | 0 Comentário


Compartilhe

          

No dia 4 de julho de 2022, às 14h30min e em plena 26ª edição da Bienal Internacional do Livro, a Professora Dra. Juliana Izar Segalla, docente e coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Araraquara - FARA  da UNIESP S/A, lançou um importante livro de sua autoria, "Inclusão não é favor nem bondade", publicado pela Editora Matrioska. A obra faz parte da "Coleção Leituras Críticas Importam", coordenada pelo Professor Álvaro de Azevedo Gonzaga, e todas as obras que a compõem foram lançadas na ocasião. O lançamento contou com a presença da Presidente da UNIESP, Profa. Cláudia Aparecida Pereira, de Diretores e de muitos convidados ilustres da Profa. Juliana Segalla. 

A Professora Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla é Doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, é  Mestra em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos  pela  Instituição Toledo de Ensino e é Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas de Jaú. Além de atuar como docente e coordenadora na FARA, a Professora Juliana também é  docente no Curso de Pós-Graduação em Direito Antidiscriminatório na UNIDOMBOSCO e é membro  da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-BAURU, do  Cadastro Nacional e Internacional de Avaliadores do CONPEDI (CNIAC), do Conselho Consultivo da Revista Jurídica do Ministério Público Catarinense, dentre outros. Atua, ainda, como avaliadora do MEC de Cursos de Direito de IES brasileiras. 

Sobre o livro "Inclusão não é favor nem bondade", em poucas palavras já que, pela importância e atualidade temática , sua leitura é imprescindível, a partir de uma visão cidadã a respeito da deficiência, a autora apresenta, de maneira altiva, sem rodeios e muito didática, os direitos das pessoas com deficiência em sua evolução e estado atual.  A autora revela que também já foi vítima do chamado “capacitismo” – conceito que explica muito bem – apenas porque possui deficiência auditiva e apesar da sua ampla formação, chegando a ser Doutora em Direito. Ela também trata dos retrocessos a que está sujeito o direito à educação inclusiva, faz reflexões sobre dignidade, exclusão, caridade, solidariedade e fraternidade, salientando que "solidariedade e cidadania andam de mãos dadas”. Em suma, o tema é tratado por quem tem competência, conhecimento e experiência sobre ele, o que dá ao leitor a certeza de um intenso aprendizado sobre inclusão em vários aspectos. 

Emocionada, no momento de lançamento de sua obra na Bienal e de ser convidada para subir ao palco da Arena da Bienal, o que não é comum, a autora disse: "Foi uma honra inenarrável compor o palco da Arena da Bienal, ao lado de outros autores da Coleção Leituras Críticas Importam , e falar, ainda que brevemente. Esse espaço é um sonho!" 

Além da publicação como livro físico, a obra também está editada em e-book. Mais informações e vendas, consultar o site https://loja.matrioskaeditora.com.br/produtos/serie-leituras-criticas-importam-alvaro-de-azevedo-gonzaga-coord/ 

A UNIESP S/A parabeniza a Professora Juliana Segalla pelo lançamento e expressa o privilégio de tê-la como profissional de excelência em seu corpo docente.

 




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!