UNIESP- Rancharia: Faculdade de Rancharias realiza 2° Semana de Educação Física

Data: 21/09/2017 | 0 Comentário

Nos dias 31 de agosto, 1 e 6 de setembro, aconteceu na UNIESP S.A - Faculdade de Rancharia, a 2° Semana de Educação Física.  A programação se iniciou com uma homenagem ao professor Armando netto e seguiu com a palestra “O esporte na educação”, ministrada por Igor Cardeal e Murilo Antônio Rosa, e também contou com uma apresentação cultural “A Capoeira na educação”. Por fim, no dia 31 de agosto, o professor Alexandre Felizatti, apresentou “Maculelê na 3ª idade”.

Já na sexta-feira, 1 de setembro, aconteceu as homenagens ao Boni, incentivador do futebol amador de Rancharia, do Sansei Tosho e  Sansei Paulino, incentivador do judô no município. O evento proporcionou ainda palestras “O corpo em desenvolvimento”, com o professor Marco Antônio Rodrigues da Silva, e a “A Educação Física e o Esporte no desenvolvimento integral da criança”, ministrada pelo professor Silvio Eduardo dos Santos. Para finalizar a Semana de Educação Física, no dia 6 de setembro, foi a vez do agita FRAN.

Cada vez mais os esportes vêm revolucionando as escolas do país. A preocupação no ensino vem crescendo e uma maneira de incentivo aos nossos alunos é buscar o desenvolvimento nos esportes. Por isso, a importância do esporte na educação.

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.

O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social, e é nisso que a IES acredita.