UNIESP – Rancharia: FRAN recebe palestra e vivência da dança Maculelê

Data: 25/08/2016 | 0 Comentário

No dia 23 de agosto, o Grupo da Melhor Idade realizou uma Palestra e Vivência da Dança Maculelê para os alunos do 6º termo de Educação Física da Faculdade Ranchariense – FRAN, pela disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, ministrada pela professora Ms. Aparecida Sueli Foglia Oikawa. Participaram também os alunos do segundo termo de Pedagogia e Educação Física.

Segundo a professora Aparecida, o maculelê nas quadras vem reforçar a importância do currículo cultural na Educação Física. “A variedade das práticas corporais pelas vias do multiculturalismo tem como intenção fornecer aos alunos as bases de compreensão de uma sociedade mais ampla. O professor precisa elaborar uma proposta de ensino que contemple essa variedade. Se ele só ensina vôlei, handebol, basquete e futebol, está sempre priorizando uma parcela da cultura, porque essas quatro modalidades foram produzidas pelo mesmo grupo cultural. Ao levar para o ambiente de aula brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas comuns a grupos sociais historicamente marginalizados, o docente promove uma visão mais plural sobre o meio em que os alunos estão inseridos”, enfatiza o diretor da FRAN, Joseney Sprea.