UNIESP – Rancharia: Alunos da FRAN realizam aula prática de judô

Data: 01/09/2016 | 0 Comentário

Os alunos do 6º termo de Educação Física da Faculdade Ranchariense – FRAN, sob supervisão do o professor Silvio Eduardo, estiveram no dojo (local para prática de artes marciais) de Rancharia com o Sensei Heber Torres, para participarem de vivência de aula prática desta modalidade esportiva, a fim de conhecer as técnicas de alavanca e seus movimentos de execução, além da oportunidade de conhecer a história e filosofia.

Uma arte desenvolvida por Jigoro Kano, professor de educação física, que se dedicou a fazer um estudo completo sobre as antigas formas de autodefesa e procurou encontrar explicações científicas para os golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação. Kano selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas e criou o Judô, cujo nome significa “caminho suave” – Ju (suave) e Do (caminho ou via). Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan. Nesta arte de luta, seu criador pretendia que a prática do Judô fortalecesse o físico, a mente e o espírito de forma integrada.

Com seu trabalho, Jigoro Kano conseguiu criar uma modalidade que não se restringe a homens com vigor físico, se estendendo às mulheres, crianças e idosos, de quaisquer altura e peso.

As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado e duram até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon (golpe perfeitamente executado) primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais pontos e/ou menos penalidades.

Enfatiza o Diretor da FRAN, Joseney Sprea: “ao levar nossos alunos para a Associação Atlética de Judô Ranchariense as aulas tornam-se mais interessantes e imbuídas de movimentos e técnicas ministradas pelo Sensei”.