CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura






Presencial







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Descrição

Objetivo Geral

Desenvolver, junto ao futuro educador, competências e habilidades relacionadas aos aspectos técnico, científico, pedagógico-metodológicoe político que o permita, num processo de ação- reflexão, interferir eficientemente na concepção, execução e avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, tanto na docência quanto na gestão escolar, atuando também, na produção do conhecimento científico nas diversas áreas do campo educacional.

Neste sentido, o curso busca formar o professor com foco de atuação na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que conceba a escola como organização complexa que tem a função de promover o desenvolvimento humano e que desenvolva seu ofício tendo incorporado a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações da própria prática docente, bem como de aspectos de interesse da área educacional, como princípio de trabalho e, ainda, que entenda e que esteja preparado para participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino como uma necessidade do fazer pedagógico.

• dominar o conhecimento científico, os métodos e as técnicas específicas do conjunto de habilitações escolhido, com vistas não só à sua habilitação legal, no âmbito de educação escolar, como à sua competência profissional para o exercício de funções mais abrangentes, onde se faça necessário o trabalho do pedagogo;

• exercer, com competência técnica política, científica e ética, as funções que vier a desempenhar;

• evidenciar no seu desempenho profissional raciocínio lógico, o equilíbrio emocional, criatividade, a ordenação do pensamento, a clareza e a metodologia científica adequada à ação a ser executada;

• possuir uma visão crítica, despida de senso comum, da realidade sócio-cultural e educacional brasileira, desenvolvendo estratégias de intervenção e de mudança e sabendo intervir na mesma, quando necessário;

• construir um referencial teórico-prático que o possibilite acompanhar o novo conhecimento gerado continuamente, e mesmo gerar conhecimentos novos, com vistas e uma atuação eficiente no processo ensino-aprendizagem, como docente e em outras áreas, vinculadas ou não à educação;

• articular a teoria e a prática,valorizando o exercício da docência;

• ampliar os horizontes culturais e o desenvolvimento da sensibilidade para a transformação do mundo contemporâneo;

• articular a atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;

• compreender os pressupostos avaliativos do processo educativo;

• compreender o processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural.

Objetivos Específicos

O objetivo geral será atingido mediante o desenvolvimento das seguintes habilidades específicas:

1) Desenvolver conhecimentos teóricos e específicos à área de formação do pedagogo, bem como instrumentalizá-lo para o fazer pedagógico;

2) Proporcionar ao aluno, aproximação com a realidade na qual irá atuar, oportunizando integração entre a teoria e a prática educativa;

3) Identificar a função social da escola e o papel do professor como elemento dinamizador do processo educativo;

4) Desenvolver projetos no campo da educação, visando à integração do ensino, da pesquisa e da extensão;

5) Garantir uma formação multidisciplinar, comprometendo o aluno à compreensão e busca de soluções para o exercício mais adequado da profissão;

6) Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática;

7) Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

8) Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

9) Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

10) Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

11) Ensinar as diversas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

12) Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

13) Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

14) Identificar problemas sócio-culturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

15) Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

16) Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

17) Pesquisar, analisar e participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

18) Dinamizar e atualizar o sistema educacional a partir da gestão democrática e participativa; adequando estratégias para a participação da família e da comunidade nas decisões escolares;

19) Pesquisar, analisar e participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares;

20) Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e a realidade sócio-cultural em que estes desenvolvem suas experiências não- escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

21) Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

 

22) Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

Informações Gerais


Documento Download
Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
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