-
Seja o primeiro a comentar!
Encontro de Iniciação Científica(EICI) completa 10 anos e discute a Valorização do Ser Humano frente aos Avanços Tecnológicos
Data: 22/11/2024 | 0 ComentárioEntre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, a Uniprudente/Uniesp celebrou os dez anos do Encontro de Iniciação Científica (EICI) com um tema instigante e atual: “Valorização do ser humano frente aos avanços tecnológicos”.
O evento, que contou com alunos, professores, pesquisadores e convidados, visou debater como as diversas áreas do conhecimento podem integrar a tecnologia e a inteligência artificial para promover o desenvolvimento humano.
Na cerimônia de abertura, a Pró-reitora Acadêmica, Profa. Lilian Gualda, destacou o EICI como um evento essencial para a promoção da pesquisa científica e da formação acadêmica. Em seguida, apresentou a Profa. Marta Broietti e o Prof. Julio Gonçalves, figuras-chave na criação do EICI em 2014. Ambos realizaram uma breve retrospectiva dos temas e marcos das edições anteriores, traçando o impacto crescente do evento na instituição e na vida acadêmica dos participantes.
O primeiro dia também contou com uma mesa-redonda intitulada “Entre redes e realidades: usos das tecnologias pelos seres humanos em diferentes perspectivas”. Entre os debatedores, Dr. Thales de Oliveira Gonçalves, engenheiro elétrico com expertise em processamento visual e geométrico e programador de inteligência artificial abordando as especificidades da sua área; Dr. Heitor Ceolin Araújo, especialista em Ciência Odontológica, trouxe reflexões sobre o uso de tecnologias na saúde; o Prof. Me. Lucas Colombera Vaiano Piveto discutiu as nuances do direito digital e sua relevância no cenário atual e apresentou o seu livro “DIREITO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO”; e o Me. Júlio César Gonçalves, filósofo e especialista em tecnologias de informação e comunicação e em Aconselhamento (Counseling), refletiu sobre as implicações dessas ferramentas na sociedade.
Ao longo do segundo dia, participantes puderam participar de minicursos, cobrindo desde cuidados em enfermagem, como Tratamento de feridas e técnicas de sondagem, até práticas em Direito Processual e temas em Inspeção sanitária e Ozonioterapia. Bem como o minicurso sobre Neuroplasticidade e aprendizado, que discutiu como o cérebro se adapta a desafios cotidianos, e Relacionamentos Amorosos nas Redes Sociais.
No terceiro dia, o foco foi a exposição de trabalhos acadêmicos. Estudantes de diferentes cursos apresentaram suas pesquisas em formato de comunicação oral e pôsteres, promovendo uma troca enriquecedora de ideias e práticas. Participaram também alunos da Faculdade de Presidente Epitácio com trabalhos do TIID e alunos da Escola Sesi "Darcy Zacharias" - CE 284 com apresentação de pôster na área de empreendedorismo e robótica.
O quarto dia, além do minicurso no período matutino, o noturno trouxe três palestras notáveis: “A representação da Inteligência Artificial pelo cinema: a problematização de uma possível identidade humana”, com Prof. Dr. João Adalberto Campato, e “Uma estética da intolerância?: gêneros digitais em evidência”, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Teixeira Luiz. E também a palestra “Pesquisa e Extensão: Conectando o Conhecimento Acadêmico à Transformação Social”, com Me. Maycon Amim Vieira, que enfatizou o papel da pesquisa acadêmica no desenvolvimento social.
Encerrando o evento na sexta-feira, pela manhã, foi realizado um minicurso sobre Animais Peçonhentos. À noite, Maria Laura Lopes Bertasso ministrou uma palestra sobre Tecnologia e Saúde Mental, destacando os impactos das tecnologias modernas na saúde psicológica e as práticas para um uso mais consciente.
O 10º EICI reafirmou o seu compromisso com a pesquisa e a iniciação científica. Em suas dez edições, o evento se consolidou como um importante espaço de diálogo e desenvolvimento acadêmico, corroboram os idealizadores do evento.
Seu endereço de e-mail não será publicado.