Semana de Enfermagem UNIPRUDENTE-UNIESP reúne COFEN, COREN, CEREST, SMS, SEESP e ABEN

Data: 23/05/2024 | 0 Comentário

Entre os dias 13 e 18 de maio, ocorreu a XII Semana do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Presidente Prudente (UNIPRUDENTE/UNIESP), com o tema “Enfermagem: a ciência de cuidar e liderar”. O evento destacou-se por sua programação abrangente, que incluiu tanto aspectos acadêmicos quanto profissionais, e contou com a participação de importantes representantes de instituições renomadas na área de enfermagem.

Abertura do Evento

A abertura, realizada na primeira noite, contou com a fala inicial do coordenador do curso, Prof. Mario Henrique Machado, e da pró-reitora, Profa. Lilian Regina de Oliveira Moreira Gualda. Na sequência dos trabalhos, aconteceu uma mesa redonda a respeito dos “Os desafios e perspectivas da enfermagem no Brasil”, com a participação de:

Profa. Dra. Celia Rozendo, Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN);

Enfermeiro Erasmo Carlos Braulino, Coordenador Técnico de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente;

Enfermeira Daniele Araújo Borsari, Secretária Adjunta de Saúde de Presidente Prudente;

Valdinei Wanderley da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde  nos anos de 2012 a 2017 e 2022/2023;

Enfermeira Solange Caetano, Presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros e Secretária Geral do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP).

Mini Cursos

Nos dias 14 e 15 de maio, foram oferecidos mini cursos aos alunos e demais inscritos, abordando temas variados como:

Interpretação de Exames Laboratoriais e prática de coleta de doenças respiratórias, com a Dra. Luana Cossentini;

Normas e organização para a formatação de trabalhos acadêmicos, com a Profa. Dra. Marta Aparecida Broietti Henrique;

Práticas de administração de medicamentos parentais, com a Enfermeira Renata Chagas;

Atuação do enfermeiro frente a uma Parada Cárdio Respiratória, com as Enfermeiras Estela Lira Fernandes e Lucimeire Nogueira;

Bases da Farmacologia Oncológica, com o Prof. Carlos Gomes Barbosa-Filho;

Tipagem sanguínea, com o Prof. Maycon Amin Vieira;

Desbridamento, técnica de curativo e cobertura, com a Enfermeira Ronivânia Jenuário Silva Nespolo;

Cuidando de quem cuida: humanização e ciência, com a Enfermeira Joice Lourenço da Silva;

A arte como viés de prática integrativa para a saúde mental, com a Profa. Lilian Regina Campos e a Psicóloga Cláudia Regina Lopes Caffarena Filizzola;

Avaliação e tomada de decisão para escolha de cobertura em lesões complexas-crônicas, com o enfermeiro, Dr. Abrão Carlos Ferreira Costa (CONVATEC).

Sessão Cinema e Cerimônia da Lâmpada

No dia 16 de maio, foi realizada uma “Sessão Cinema” com pipoca e refrigerante, onde os participantes assistiram ao vídeo sobre Florence Nightingale, pioneira da enfermagem. Em seguida, ocorreu a “Cerimônia da Lâmpada”, uma representação emocionante que tocou a todos os presentes.

A cerimônia de encerramento, no dia 17 de maio, contou com a presença de:

Dr. James Francisco Pedro dos Santos, Primeiro-tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN;

Dr. Sergio Cleto, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – COREN/SP;

Dr. João Raphael Souza Catalan, Supervisor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Presidente Prudente (Cerest/PP) e;

Enf. Denise Campanharo, Supervisora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente.

Os alunos foram agraciados com um delicioso coquetel oferecido pelo Cerest/PP.

Atividades na Comunidade

No dia 18 de maio, os alunos realizaram atividades junto à comunidade, complementando a programação da semana.

Agradecimentos

O coordenador do curso, Prof. Mario Henrique Machado, agradeceu a todos os envolvidos no evento, destacando que o sucesso da semana foi resultado do esforço coletivo e das parcerias. Ele elogiou a participação ativa dos alunos, o comprometimento dos professores, e a dedicação da comissão organizadora, representada pela Profa. Marta Broietti, além de agradecer aos convidados de diferentes órgãos que enriqueceram os debates.