Faculdade de Presidente Prudente participa de reunião sobre segurança e medidas preventivas contra a violência nas Escolas

Data: 26/04/2023 | 0 Comentário

No dia 19 de abril de 2023, no Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente, e numa parceria da Prefeitura local com o Comando de Policiamento do Interior, autoridades se reuniram para tratar  de um dos assuntos mais urgentes e preocupantes da atualidade: segurança e medidas preventivas contra a violência  nas escolas em Presidente  Prudente. Esse conjunto de ações recebeu o nome de Operação Impacto.

Em palestra aberta ao público,  a Operação Impacto foi abordada por representantes da Prefeitura, do Poder Judiciário, do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP), das polícias Civil e Militar e da Diretoria Regional de Ensino, representantes de estabelecimentos de ensino privados, da Câmara Municipal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A Faculdade de Presidente Prudente, sempre estreitando os seus laços junto à comunidade, participou da reunião representada por sua Diretora, a Professora Lílian Gualda.

Dentre as medidas mais importantes de segurança e de prevenção de atos violentos contra as Escolas resultantes da exposição e do debate entre os presentes no encontro estão:

1. "O aperfeiçoamento do PVSE (Programa de Vizinhança Solidária Escolar), já existente na rede estadual, com implantação na rede municipal, consistindo em um grupo em rede social formado pela direção de cada escola e policiais militares responsáveis pela segurança pública local, a fim de facilitar a comunicação de qualquer ocorrência suspeita na unidade ou no seu entorno; o reforço do controle de acesso às escolas, com a presença dos gestores da unidade na entrada e saída dos alunos, auxiliando os demais funcionários; e capacitação e orientação das equipes de profissionais das unidades escolares quanto aos protocolos para garantia da segurança e bem-estar dos estudantes";
  2. "Adoção de orientações aos pais e toda a comunidade escolar para combate à desinformação, informações falsas e publicações de autoria desconhecida, bem como a averiguação da veracidade das informações. Quaisquer ocorrências relacionadas à segurança dos alunos devem ser comunicadas às autoridades policiais para a devida investigação";

3." Planejamento  de estratégias de segurança em toda a comunidade escolar e fortalecimento da cultura da paz;

1. "Ampliação da rede de câmeras de segurança para todas as escolas municipais e ampliação da parceria com as redes de proteção do Estado e município, tais como CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Conselho Tutelar, Varas da Infância e Juventude e polícias Militar e Civil, a fim de solucionar conflitos no ambiente escolar";
  2. "Oferta, pela Prefeitura, de serviço de supervisão feito por agentes de trânsito da SEMOB (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública)no entorno das unidades";

6."Ampliação do Programa de Atividade Delegada, em que policiais militares voluntários e no horário de folga são empregados para atuar na preservação da segurança e manutenção da ordem pública. Reforço no programa "Ronda Escolar", com incremento de viaturas da Polícia Militar empregadas na atividade e direcionadas para o policiamento ostensivo nos perímetros dos estabelecimentos de ensino".

Outros encontros para a avaliação das medidas da Operação Impacto e de outras que se façam necessárias serão realizados com frequência. A segurança em ambiente escolar  tem sido tratado com responsabilidade, atenção e competência por autoridades que representam  todos os setores da sociedade (é um tema multifatorial e multidisciplinar) já que é na Escola que estão sendo preparados aqueles que representam o futuro do país, crianças e jovens que, para isso, precisam de segurança, de amor, de cuidado, de paz, justamente para que construam um Brasil de amor e de paz.

A Faculdade de Presidente Prudente, ao participar do encontro, comprometeu-se em colaborar na implantação de todas as medidas de segurança necessárias para banir a violência das Escolas, inclusive da própria Faculdade.

Essas medidas serão multiplicadas também em outras Unidades da UNIESP, instituição mantenedora da Faculdade de Presidente Prudente e de mais de 50 IES.

Afinal, como disse Maria Montessori, " As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz."

RB

Leia mais em :