UNIESP - Presidente Prudente: FAPEPE realiza debate sobre obras de Paulo Freire a alunos de Pedagogia

Data: 11/05/2017 | 0 Comentário

Em abril, o professor e mestre Saulo de Almeida da Faculdade de Presidente Prudente - FAPEPE ministrou aos alunos do 7° semestre do curso de Pedagogia uma palestra com o objetivo de refletir sobre a obra de Paulo Freire. A atividade fez parte da disciplina de Pedagogia de Projetos, orientada pela professora Antônia Aurélio Pinto.

O professor Saulo apresentou um resgate biográfico, apresentando a vida e a história de Paulo Freire em 3 momentos: a infância no Rio Grande do Norte, a Ditadura Militar e o Exílio e seu retorno ao Brasil após 15 anos. E também pontos como a Metodologia Freiriana, e o método Paulo Freire e finalizou com a Pedagogia deste autor de reconhecimento internacional.

Para Saulo é sempre um prazer resgatar a vida, história e a obra de Paulo Freire e cita Freire (1985), “[...] o homem que não pode ser compreendido fora de suas relações com o mundo, de vez que é um ’ser-em-situação’ [...]. Não há, por isso mesmo, possibilidade de dicotomizar o homem do mundo, pois que não existe um sem o outro”. Ainda destaca que Paulo Freire contribuiu na prática pedagógica cotidiana de trabalho e no reconhecimento do homem como ser histórico e social afirmando que “o conhecimento não se transfere, se constrói a partir de experiência vividas e desta maneira o conhecimento é orgânico ou seja, conhecer não é reproduzir”.