CURSOS




Jornalismo

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3200 Horas

Lilian Moreira Gualda (lilian.gualda@uniesp.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

A sociedade em rede está mudando as condições de aprendizagem, de conhecimento, cultura, lei, política governamental e oportunidades econômicas. Lideres em negócios, governo e educação hoje precisam de conhecimento multidimensional, resultado de um esforço de pesquisa em várias áreas das ciências (os âmbitos técnico, social e humano). A comunicação é, simultaneamente, um evento técnico, social, econômico, lingüístico e político. Programas educacionais baseados em um único campo acadêmico não podem assimilar as necessidades de conhecimento da Era da Informação.

As demandas do mundo contemporâneo são constantemente complexas e mutuamente dependentes de uma educação integrada que utiliza conhecimento e modos de saber de diversos campos relacionados. A educação interdisciplinar baseada em uma integração de todos os campos relacionados ao conhecimento poderá responder aos desafios das transformações sociais e culturais que presenciamos.

O curso de Comunicação Social da Faculdade Faculdade de Presidente Prudente é projetado para satisfazer as necessidades da nossa sociedade de maneira ampla, e proporcionar aos estudantes uma visão interdisciplinar, humanística, habilidades analíticas e conhecimento técnico imprescindíveis para carreiras nos diversos segmentos da comunicação.

Na contemporaneidade, o Jornalismo se apresenta como o instrumento por excelência de integração social ao servir como mediador dos diversos discursos. A cidadania, na era da globalização, passa obrigatoriamente pela comunicação e os processos comunicacionais cada vez mais aparecem interligados e interdependentes.

Objetivos

Construir um ambiente de aprendizagem estabelecido sobre as realidades das comunicações e mídia, hoje, significa uma aproximação histórica e analítica entre os sistemas de mídia impressa, radiodifusão, audiovisual e telemática, através da compreensão acerca dos processos de sociabilidade no contexto da comunicação e das relações humanas. Sob esta perspectiva, o jornalismo, a televisão, o cinema, as novas mídias e tecnologias de informação imprimem um redimensionamento da natureza e do significado de todas as formas de comunicação vigentes em nossa sociedade.

O curso de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade de Presidente Prudente, sensível a esta realidade, também enfatiza as dimensões culturais e sociais das comunicações, e compreende o fomento à cultura e à educação como a melhor forma de preservação e avanço da sociedade brasileira.

Regulamento e Materiais: Disponíveis no site do NUMI. Clique aqui para acessar.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
Portaria nº 268/2017
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Carolina Mussolini C. de Oliveira
Danielli Morini
Flavia Arenales
Glaucia Cortez Perosa Rosolen
Ieda M. M. Benedetti
Julio Cesar Gonçalves
Lilian Moreira Gualda
Marta Broietti Henrique
Renata Barbieri
Rodirlei Assis
Roger Lima
Valério Z. Marassi