CURSOS




Serviço Social

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3296 Horas

Lilian Regina de Campos Andrade (lilian.andrade@uniesp.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso de Serviço Social da FAPEPE autorizado pela portaria No-380 do Ministério da Educação(MEC), tem como proposta formar profissionais com compromisso ético e conhecimento técnico capazes de compreender e intervir na realidade social.

A formação profissional é norteada pelos princípios de criticidade, competência e compromisso com a democracia e a cidadania. Essa formação é viabilizada através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. São exigidos quatro períodos de estágio curricular, realizados em instituições conveniadas.

Com um campo de atuação amplo, o assistente social pode vincular-se a organizações públicas (prefeituras, governos estadual e federal, poder judiciário); organizações privadas (empresas); e organizações da sociedade civil (organizações não governamentais e movimentos sociais).

Dentro dessas organizações, o assistente social formula e implementa propostas nas áreas: de assistência social, criança e adolescente, habitação, família, população de rua, saúde, educação, idosos, questões de gênero e etnia, portadores de deficiência, terceiro setor, questão agrária e urbana, entre muitas outras de ordem social.

As possíveis atividades deste profissional compreendem aquelas que dizem respeito ao atendimento direto ao usuário das políticas sociais, planejamento e gestão da área social, pesquisa, assessoria, consultoria e docência no ensino superior.

A profissão de Assistente Social é regulamentada por lei, dispõe de código de ética e de entidades de fiscalização do exercício profissional.

Perfil Profissional

O curso de graduação em Serviço Social da Faculdade de Presidente Prudente prioriza uma formação que prepare o profissional com perfil capaz de atuar nas expressões da questão social. A formação profissional deve garantir competências e habilidades que viabilizem uma capacitação teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas. No que se refere às competências:

- Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
- Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
- Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
- Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;
- Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
- Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
- Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.

As principais habilidades que contribuem para a formação do perfil do profissional desejado envolvem:

- Formular, implementar e avaliar políticas sociais;
- Assessorar e apoiar os movimentos e grupos sociais populares no exercício, defesa e conquista dos direitos civis, políticos e sociais;
- Realizar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas, ONG’s e outras organizações;
- Orientar indivíduos e grupos usuários dos seus serviços onde estão inseridos profissionalmente, no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento na defesa e efetivação dos seus direitos, além de outras demandas;
- Planejar e executar pesquisas que contribuam para a analise e produção do conhecimento da realidade social, de forma a contribuir coma intervenção profissional.

Objetivos

O Curso de Serviço Social da FAPEPE propõe como objetivo geral à capacitação teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas. Tal capacitação é imprescindível para compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico. A partir desta compreensão, os Bacharéis em Serviço Social em formação desvelam as possibilidades de ação contidas na realidade onde atuam, reconhecendo as demandas sociais emergentes e formulando respostas profissionais competentes, para o enfrentamento da questão social.

Neste sentido, o Curso de Serviço Social tem os seguintes objetivos específicos:

- Capacitar o aluno na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos na área social. Essas ações implicam planejar, organizar e administrar benefícios sociais de forma justa e democrática, orientando a população em seus direitos sociais;
- Incentivar a pesquisa e extensão como instrumento básico para conhecimento da realidade e enriquecimento da teoria e da prática do Serviço Social, contribuindo com a produção do conhecimento, em nível local e regional;
- Formar Assistentes Sociais capacitados para desenvolver uma prática profissional calcada na ética e voltada à especificidade histórico-social da realidade em que atuam;
- Despertar o comprometimento da comunidade acadêmica com o desenvolvimento local, garantido o papel político e social da educação enquanto fator de inovação e mudanças sociais.

* Optativas: Libras, Produção de Textos Acadêmicos, Ciência Política, Novas Ferramentas de Informações no Serviço Social, Ferramentas tecnológicas para diagnóstico social, Serviço Social e responsabilidade social, Serviço Social e sustentabilidade, Políticas públicas e gênero, Diversidade cultural e direitos humanos, Serviço Social e Mediação de conflitos, Assessoria, Consultoria e Serviço Social.

Informações Gerais


Documento Download
Acões Sociais e Comunitárias
Atividades Complementares do Curso
Atividades de Pesquisa e Extensão do Curso
Documento de Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado do Curso
Ficha Atividades Complementares
Formulário Ações Sociais e Comunitária
Grupo de Estudo Dirigido de Atividade Desenvolvida
Grupo de Estudo e Iniciação
Lista de Presença
Matriz Curricular do Curso
Portaria nº 651
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC
Termo de Compromisso de Estágio
Termo de Convênio de Estágio

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Adriana Martins Gomes
Ana Paula Santana Giroto Alves
Edmárcia Fidelis Rocha
Lilian Regina de Campos Andrade
Lucineide Manzoli de Albuquerque
-
Nivaldo Correia da Silva
Rita de Cassia Goncalves