CURSOS




Física

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite




()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É o estudo da relação entre a matéria e a energia, de suas propriedades e das leis que regem sua interação. O bacharel em Física estuda corpos e fenômenos físicos em todas as escalas e, além da pesquisa pura, aplica as leis do mundo físico para a solução de questões práticas e cotidianas. Pode especializar-se em diversas áreas, como acústica, plasma, astrofísica, física nuclear e desenvolvimento de materiais, entre outras.

Mercado de Trabalho

Longe de ficar saturada, a área de ensino ainda é a que mais contrata esse profissional. Quem tem título de mestre ou doutor pode dar aulas na Educação Superior ou fazer pesquisa em universidades e institutos. Mas o mercado tem se expandido pela atuação do físico em indústrias. Na área de física médica, a demanda em radioterapia e medicina nuclear vem aumentando. Hospitais, clínicas, empresas de venda e manutenção de equipamentos eletromédicos são as que mais contratam. Também há procura por parte de instituições financeiras, editoras de livros didáticos e pelos setores de telecomunicações, metalurgia e petróleo.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

No início, há muita matemática e física básica. A partir do terceiro ano, você começa a estudar física avançada, como mecânica quântica, e a aplicar esses conhecimentos nas disciplinas específicas, como relatividade e física nuclear. Para lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio é preciso cursar licenciatura. Para dar aulas no ensino superior é preciso ter pós-graduação.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo