CURSOS




Educação Física

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3400 Horas

Larissa Trindade (larissa.trindade@uniesp.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso é organizado de modo a formar profissionais eticamente comprometidos e tecnicamente competentes para o correto exercício da docência na Educação Física Escolar. Pretende-se ainda que o Licenciado Pleno em Educação Física seja portador de uma base humanista imprescindível para o desempenho de suas atribuições. Considerando a realidade regional e nacional, os licenciados são capacitados para atender as exigências apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, referentes à formação de professores para a Educação Básica CNE/CP nº 1/2002, bem como às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Educação Física CNE/CES nº 7. 

Os conteúdos curriculares do curso de Educação Física da FAPEPE são guiados pelo critério da orientação científica, da integração teoria e prática e do conhecimento do homem e sua corporeidade, da cultura, da sociedade, da natureza e das possibilidades de interação desses conceitos que permitam a intervenção profissional, com ênfase na docência, tendo em vista que se trata de um curso de Licenciatura. Eles possibilitam uma formação abrangente para a competência profissional de um trabalho com seres humanos em contextos histórico-sociais específicos, promovendo um contínuo diálogo entre as áreas de conhecimento científico e as especificidades da Educação Física Escolar. Nesta formação, a educação é objeto de estudo e investigação.

O objetivo da estrutura curricular é contemplar fundamentos filosófico-históricos, sociológicos, pedagógicos e psicológicos que auxiliem na compreensão dos fenômenos educacionais e na especificidade do trabalho docente considerando a dinâmica existente entre a relação pedagógica e a formação profissional especifica nas diferentes áreas do conhecimento que completam a formação oferecida pelo curso.

Além do conjunto das disciplinas, o Estágio Supervisionado, o Trabalho de Conclusão de Curso, as Atividades Complementares e as Práticas Curriculares compõem a estrutura curricular do curso. 

Missão do Curso

O curso de Educação Física da FAPEPE tem como missão viabilizar uma formação humana e profissional que possibilite exercer com ética, eficiência e competência o papel do professor de Educação Física Escolar. Considerando a realidade regional e nacional, os licenciados são capacitados para atender as novas exigências apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, referentes à formação de professores para a Educação Básica.

Objetivos do Curso

Geral

O objetivo geral do curso de licenciatura da FAPEPE está definido nos mesmos termos do objetivo geral da Graduação: “formação de um profissional competente, socialmente crítico e responsável pelos destinos de uma sociedade que se deseja justa, igualitária, democrática e autossustentável”. Assim, o desígnio fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da FAPEPE é oferecer uma formação qualificada, contribuindo socialmente aos anseios da comunidade, por meio de uma atuação pautada no ensino, pesquisa e extensão, como processos integrantes da qualificação profissional.

Específicos

- Formar um docente que compreenda o contexto da realidade social da escola brasileira (seus valores, representações, história e práticas institucionais) de modo a poder assumir uma postura crítica e responsável de transformação dessa realidade.
- Preparar um profissional que possa orientar suas escolhas e decisões profissionais por princípios éticos, tais quais: aceitação das diferenças, combate à intolerância, pela superação de preconceitos, pela aceitação da diversidade dos alunos e, sobretudo, partindo do princípio de que todo aluno é capaz de aprender, independentemente da condição social a que pertence.
- Fomentar a caráter pesquisador e questionador acerca da realidade, considerando que a pergunta ó o primeiro passo da pesquisa, o seu problema. 

Perfil do Egresso

O Profissional de Educação Física formado pela FAPEPE dispõe de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificada para o exercício profissional com base no rigor científico e intelectual, pautada em princípios éticos. É formado para estudar, pesquisar, esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural de modo a atender as diferentes manifestações e expressões da Cultura Corporal de Movimento.

O campo de atuação do profissional de Educação Física é pleno na área da Licenciatura e nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento Humano intencional. Através das atividades físicas, esportivas e similares, sejam elas formais e não formais (tais como: ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, exercícios físicos, musculação entre tantas outras). Este campo é delimitado pela capacidade profissional de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, conforme indicado pela Lei 9.696/98.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
Portaria de Reconhecimento
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Fernanda Barcaro Silva
Haroldo Lobo Garcia
Ieda Maria Munhós Benedetti
Joao Paulo Morselli
José Ricardo Silva
Larissa Ap. Trindade Dos Santos
Maria Aparecida Boschaerts De Camargo
Rodrigo Lima Nunes
Tiago Andrade