CURSOS




Direito

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


4100 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

3850Uma vez que a missão da UNIESP é “formar profissionais, objetivando a inserção social, com valores e princípios éticos, senso de justiça e igualdade, capazes de exercerem a cidadania em sua plenitude”, o Curso de Direito Faculdade de Presidente Prudente - FAPEPE, sinaliza para um redimensionamento do ensino superior, com o objetivo de preparar o aluno para ingressar no mercado de trabalho da advocacia, que é o passaporte de ingresso para as demais profissões jurídicas.

A opção de graduar advogados está centrada na visão de que as Faculdades de Direito devem deixar de ser locais genéricos de formação de bacharéis em Direito para adotar um modelo que tenha por objetivo formar o advogado com formação generalista.

Com base nas considerações acima, o Projeto Pedagógico do Curso de Direito da FAPEPE não é concebido a partir de uma utopia, e sim da percepção exata das características do seu alunado e do mercado profissional da cidade e da região.

Perfil Profissional

O Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Faculdade de Presidente Prudente é realista e, portanto inovador, na medida em que se distancia dos modelos postos em prática pela grande maioria das instituições de educação jurídica.

Ao contrário dos paradigmas existentes, cuja concepção parte do pressuposto de que o aluno ingressante já é portador de habilidades e competências necessárias para aprender a ciência jurídica, o Projeto Pedagógico do Curso de Direito da FAPEPE foi pensado e concebido para atender ao perfil do aluno ingressante, não detentor desses pré-requisitos. Nesse sentido, o Curso de Direito da FAPEPE passa a olhar de frente para o presente momento, deixando de ser estruturado com base em um aluno que todos sonham ter, para atender às reais características do seu alunado. O Projeto Pedagógico apresenta sua matriz curricular voltada para a formação generalista. Todavia, a matriz curricular é dotada de flexibilidade, com o oferecimento de disciplinas eletivas e atividades complementares que permitem ao aluno a possibilidade de aprofundamento temático em área do seu interesse.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação de um profissional graduado pelo Curso de Direito da FAPEPE é bastante amplo. Ele é habilitado para atuar em todas as áreas do Direito e, em especial como advogado, professor, juiz, promotor de justiça, defensor público, delegado de polícia e consultor. Pode, ainda, ocupar diversos postos de trabalho nos setores púbico e privados.

Como para o advogado o mercado de trabalho da região de Presidente Prudente oferece enormes possibilidades, o aluno recebe ao longo do curso, além do suporte teórico e prático, o incentivo para realizar estágios extracurriculares e para participar de eventos na área jurídica e naquelas correlatas à sua formação. Verifica-se pela descrição do perfil da região onde o curso está inserido , de forma especial o da cidade de Presidente Prudente, que o Curso de Direito da FAPEPE  forma o profissional da área jurídica com reais possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Some-se a isso que o  Bacharel em Direito continua naturalmente com maior espaço no mercado de trabalho do que os demais graduados. Neste particular, ele é o único a atender aos requisitos das carreiras jurídicas como Advogado, Juiz de Direito, Promotor de Justiça e Delegado de Polícia. Independentemente disso, o Bacharel em Direito ainda concorre para as demais carreiras públicas com o Administrador, o Economista, o Contabilista etc.

Objetivos

Esperamos que o perfil desejado do formando de Direito repouse em uma sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos jurídico-sociais aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania. Nesse sentido, o curso deve proporcionar condições para que o formando possa, ao menos, atingir as seguintes características em sua futura vida profissional.

Regulamento e Materiais: Trabalho de Curso e Trabalho Integrado Interdisciplinar de Direito - TIID, disponíveis no site do NPJ. Clique aqui para acessar.

Disciplinas

* Optativas: Direito Penitenciário, Direitos Humanos, Execuções Penais, Direito Municipal, Direito Eleitoral e Partidário, Direito Agrário e Urbano, Biodireito, Direito dos Meios Eletrônicos, Direito da Criança e do Adolescente e Idoso, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Medicina Legal.

Coordenadora do NPJ: Arlene Munuera Pereira

Informações Gerais


Documento Download
Portaria nº 268/2017
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo