Publicações

PROGRAMA DE APOIO À TITULAÇÃO DOCENTE -PTDO, um dos mais importantes investimentos da UNIESP em seu capital humano

Data: 08/07/2021 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Nas Instituições de Ensino Superior Públicas do país, é norma impulsionar a formação continuada de seus docentes, oferecendo-lhes atividades e cursos de Capacitação, de Extensão e Aperfeiçoamento, de Especialização, de Mestrado, de Doutorado, de Pós-Doutorado e ajudando-os a evoluir em seu plano de carreira. Em Instituições de Ensino Superior Privadas, no entanto, essa evolução na carreira, quando ocorre, é por conta de recursos do próprio docente, mesmo nas IES de capital estrangeiro. Em se tratando de IES privada e de capital 100% nacional, tais ações de capacitação e titulação docente, se acontecem, são pouco frequentes.

      No final de 2016, a Presidência da UNIESP decidiu implantar um Programa de Capacitação Docente que raramente uma Instituição de Ensino Superior PRIVADA e de capital 100% NACIONAL - na verdade um grande grupo de Faculdades e dois Centros Universitários - é capaz de adotar e de oferecer aos seus docentes. Mais do que uma capacitação, naquele momento, a UNIESP deu início a um grande investimento em seus docentes, seu capital humano, e que é um verdadeiro Programa de Educação Continuada, criando o PROGRAMA DE APOIO À TITULAÇÃO DOCENTE - PTDO UNIESP.

     Em linhas gerais, o PTDO UNIESP, criado por meio da Portaria   290/2016, de 1° de dezembro de 2016, é um Programa que oferece bolsas de estudos aos seus docentes para que eles realizem um Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado ou Doutorado - em Programas recomendados pela CAPES. Assim sendo, a IES selecionada para a realização desse Curso após aprovação do docente UNIESP em processo seletivo no Programa de Mestrado e Doutorado é a UNIVERSIDADE BRASIL, tendo em vista os conceitos excelentes dos seus Cursos de Pós-Graduação junto à CAPES/MEC. Para tanto, foi celebrado um convênio entre as duas Instituições, distintas.

 

 

     Ao ser aprovado no Mestrado ou no Doutorado da Universidade Brasil, o docente UNIESP pleiteia seu vínculo ao PTDO à Comissão de Capacitação Docente do Programa e à Presidência da UNIESP, conforme todas as normas e procedimentos que constam nas suas portarias e no seu Regulamento. O docente passa por um processo avaliativo para aprovação ou não de seu vínculo ao PTDO e, atendendo a todos os quesitos normativos, é considerado aprovado e recebe o Contrato de Condições e Reciprocidade para vínculo dos Docentes UNIESP ao Programa de Apoio à Titulação Docente -  PTDO.

     Estando o processo de vínculo ao PTDO encerrado (com contrato preenchido e assinado pelas partes e suas testemunhas e com o envio de suas respectivas vias), o docente UNIESP efetua sua matrícula e realiza seu Curso de Mestrado ou de Doutorado na Universidade Brasil com bolsa de estudos fornecidas pela UNIESP.

     Diante do exposto, o PTDO foi implantado tendo em vista os seguintes objetivos:

I- Estimular a qualificação do corpo docente, titulando os professores por meio da sua participação em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecidos;

 

II-Por meio da capacitação do corpo docente, qualificar o processo de ensino-aprendizagem com melhorias para a formação dos alunos das Faculdades e Centros Universitários da UNIESP;

 

III-Fomentar a produção científica dos professores;

 

IV-Atender às exigências legais dos órgãos de regulação do ensino superior no que diz respeito à titulação e à produção científica do corpo docente;

 

V- Ampliar e qualificar o desenvolvimento de projetos de pesquisas nas unidades da UNIESP, incluindo os Projetos de Iniciação Científica;

 

VI Oportunizar, por meio da titulação e da produção científica dos docentes, sua ascensão nos planos de carreira docente das Unidades UNIESP.

 

  • Resultados do PTDO de 2017 a 2021:

 

     Os resultados somativos (numéricos) do PTDO desde 2017 até este momento são muito significativos.

     De 2017/1 até 2021/1 são 66 (sessenta e seis) docentes vinculados ao PTDO, sendo 33 concluintes, 14 cursando - 47 (71%) vinculados que se mantiveram no Programa - e 19 (29%) desligados.

 

 

A estatística positiva e que mais interessa se refere aos docentes UNIESP que concluíram o Curso de Pós- Graduação que realizaram com bolsas pelo PTDO UNIESP e aos que estão ainda cursando, mas já em fase de conclusão:

 

  • DOCENTES QUE CONCLUÍRAM SEU CURSO DE PÓS COM BOLSA PELO PTDO UNIESP: 33 (trinta e três) docentes, ou seja, 50% dos que aderiram ao PTDO;
  • DOCENTES QUE ESTÃO REALIZANDO O CURSO DE PÓS COM BOLSA PELO PTDO UNIESP: 14 (quatorze) docentes, ou seja, 21% dos que aderiram ao PTDO;

 

        Dos 33 docentes que concluíram o Curso de Pós-Graduação que realizaram na Universidade Brasil com bolsa pelo PTDO:

 

32 (trinta e dois) realizaram Mestrado, ou seja, 97% e

1(um) concluiu o Doutorado em Engenharia Bioquímica, ou seja, 3% do total

 

 

Dos 32 docentes que concluíram o Mestrado na Universidade Brasil:

29 (vinte e nove) concluíram o Mestrado em Ciências Ambientais, ou seja, 91%

3(três) concluíram o Mestrado em Bioengenharia, ou seja, 9%

 

 

Dos 14 docentes que estão cursando Pós-Graduação na Universidade Brasil com bolsa pelo PTDO:

12 (doze) estão cursando o Mestrado em Ciências Ambientais, 86%;

 1 (uma) está cursando o Mestrado em Bioengenharia, ou seja, 7%, num

Total de 13 (treze) docentes Cursando o Mestrado, ou seja, 93%

 

1 (um) docente está cursando em fase de defesa de tese o Curso de Doutorado em Engenharia Biomédica, ou seja, 7%.

    

 

Por Unidade UNIESP, os docentes vinculados ao PTDO estão assim distribuídos:

 

Como os docentes que estão Cursando Mestrado e Doutorado estão em fase de conclusão, do início de 2017 até o final de 2021, o PTDO UNIESP terá conseguido com muito sucesso seu intento de propiciar titulação aos seus docentes, atingindo a excelente marca de 45 (quarenta e cinco) Mestres e 2 (dois) Doutores. num processo que se resume em crescimento de todos os envolvidos: dos docentes, dos Cursos, das IES e da UNIESP, instituição privada e 100% brasileira que investiu em seu bem mais precioso que é seu capital humano.

 

Por Rosa Beloto




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!