UNIESP participa de palestra promovida pela ANUP sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências no Ensino Superior

No dia 29 de setembro de 2023, às 10 horas, a UNIESP, representada pela sua Diretora de Legislação, Regulação e Avaliação, Profa. Ma. Flávia Petra Melara Benatti, participou da "Live" sobre o tema "Como superar os desafios de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência no Ensino Superior", promovida pela ANUP - Associação Nacional das Universidades Particulares  a parceiros e convidados.

Os expositores: Felipe Rigoni, Secretário de Meio Ambiente no Governo do Espírito Santo, Júlia Jungmann, Gerente de Responsabilidade Social da ANUP, e Edson Makoto, Gerente de Inclusão e Diversidade - VP Operações,  apresentaram o tema com excelência, mostrando que  as pessoas com deficiência ainda continuam tendo menor acesso à Educação, estando sub-representadas nos ambientes de ensino e pesquisa e enfrentando dificuldades para ter acesso ao mercado de trabalho. Tal constatação é baseada  nos dados do último Censo do Ensino Superior de 2021, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e do módulo “Pessoas com Deficiência”, da Pnad Contínua 2022, levantamento produzido pelo IBGE, que mostram que apenas 0,7% dos quase nove milhões de alunos matriculados nas faculdades, centros universitários e universidades brasileiras são pessoas com deficiência. Das 18,6 milhões de pessoas com deficiência no país, somente 7% possuem nível superior completo,

Diante disso, o encontro objetivou tratar dos desafios para enfrentar essa realidade, que são muitos e que começam no processo seletivo de ingresso, passam pela acessibilidade na infraestrutura das Instituições de Ensino Superior e pela falta de treinamento de funcionários e professores, e se estendem até a conclusão do Curso Superior, momento em que apenas alguns poucos dos que ingressaram chegam a essa etapa. Ao final da exposição, concluiu-se  que mudanças urgentes são necessárias para oferecer e assegurar que a Educação de qualidade seja inclusiva a todos, pois só elas serão capazes de alterar o triste panorama mostrado nas últimas estatísticas sobre o assunto.

Após a exposição, foi aberta aos participantes a oportunidade de comentarem sobre o assunto e apenas três deles a aproveitaram. A Profa. Ma.Flávia Benatti foi uma delas, ressaltando que a  UNIESP, composta por Faculdades e por dois Centro Universitários nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Tocantins, já formou alunos autistas, surdos e cegos, com o apoio do seu NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico e da Comissão de Acessibilidade de suas IES. Relatou, ainda, sobre a importância da acessibilidade atitudinal em todos os lugares e não apenas nas Instituições de Ensino Superior,  lembrando, ao concluir seu depoimento, que as Instituições também devem se preocupar em auxiliar os alunos com necessidades especiais no encaminhamento ao mercado de trabalho.

A UNIESP parabeniza a ANUP pela importante iniciativa e agradece não apenas o convite para essa "Live", mas também a parceria firmada na oferta do excelente Curso  "O Desenvolvimento na Primeira Infância" (veja em http://www.uniesp.edu.br/sites/institucional/noticia.php?id_noticia=6733)!

Por Rosa Beloto