Publicações

UNIESP inicia planejamento com a participação de 961 professores

0 Comentário


Compartilhe

               

Segunda-feira, dia 3 de agosto de 2020 foi realizado no estúdio da UNIESP, uma live transmitida pelo youtube, do primeiro dia de capacitação e planejamento com os professores das Instituições de Ensino Superior mantidas pela UNIESP S/A.

O evento organizado pela equipe de gestão acadêmica contou com a participação de 961 professores entre eles diretores e coordenadores de cursos, com enfoque na capacitação tecnológica dos docentes e no planejamento das ações pedagógicas para o segundo semestre de 2020.

Teve início com a rica memória, por meio de um vídeo de alguns momentos inesquecíveis da Orquestra da UNIESP, evidenciando uma das muitas ações da mantenedora que nutre a crença que educação de excelência também se faz com arte, sempre atenta em investir em projetos sociais e culturais.

O Prof. Murilo Mendes de Angelo - Diretor dos cursos de Graduação, destacou que o evento é fruto de ações conjuntas de academia e gestão. Com ação de vários agentes: mantenedora, equipe diretiva e corpo docente UNIESP S/A., destacou a importância de resgatar a história que impulsiona este novo momento da Instituição, que celebrou 23 anos na semana passada.

O Prof. Murilo, apresentou o Prof. Márcio Magalhães Fontoura, um dos fundadores sob a liderança da Profa. Cláudia, da área de Gestão Acadêmica em 2011 e hoje consultor na mesma área, que proferiu algumas palavras sobre a importância histórica da UNIESP e o papel da Educação na transformação das pessoas.

Em seguida, o Prof. Márcio fez uma capacitação voltada para o plenejamento dos professores, com o título: Formação e Avaliação por Competências.

Destaca-se na capacitação, após conceituar a termo "competência", a necessidade do planejamento das ações pedagógicas considerando o contexto de pandemia e o perfil do egresso de cada um dos cursos, ressaltando que os professores devem, no processo de planejamento, retomar as competências de cada curso, observando o perfil evolutivo do aluno por semestre.

Evidenciando no plano de ensino, os conhecimentos, habilidades e atitudes que a disciplina ajudará a desenvolver, alinhados com o projeto do curso. Que metodologias serão utilizadas, considerando as aulas sincronas e assíncronas neste tempo de pandemia, destando a importância dos professores usarem novos métodos para gerar aprendizagem. Orientou a necessária revisão da avaliação, para gerar a aprendizagem significativa e contextualizada. Destacou a importância do papel do professor para desenvolver a aprendizagem e da sua missão na recuperação da aprendizagem, retomando o Programa de Recuperação da Aprendizagem - PRA.

No final, o prof. Márcio orientou os procedimentos para o planejamento à partir das reflexões realizadas. O prof. Murilo, encerrou a primeira parte do evento agradecendo à todos e reconhecendo a importância e esforço de cada um neste tempo de pandemia, destacando o valor do trabalho coletivo.

Após o encerramento, os diretores e coordenadores de cursos de cada unidade de ensino, se reuniram por meio do TEAMS para colocar em prática o processo de planejamento do segundo semestre de 2020.

A semana de capacitação e planejamento se estenderá nos dias 4 a 7 de agosto de 2020, sendo a primeira parte Institucional, no formato de live e o segundo de reuniões de planejamento por unidade. Destaca-se que desde ontem os professores estão recebendo um treinamento da Microsoft para o uso da Ferramenta Teams.

A semana é mais uma evidência de que a UNIESP cumpre a sua missão educacional, na certeza de que um grande país só se faz por meio de um investimento contínuo na educação que transforma as vidas.