Presidente Prudente: Alunos de Engenharia criam tijolo com as cinzas do bagaço da cana

0 Comentário

Os alunos do sétimo semestre do curso de Engenharia Civil da Faculade da Faculdade de Presidente Prudente - FAPEPE, Magno Luiz Brito e Paula Renata Palmeira dos Santos, desenvolveram no laboratório de Materiais de Construção, o projeto de pesquisa a respeito da “Incorporação das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar no tijolo solo-cimento”.

De acordo com os alunos/pesquisadores, o trabalho tem como objetivo avaliar a substituição parcial do cimento na fabricação dos tijolos adicionando as cinzas das caldeiras das usinas de açúcar e álcool, no intuito de diminuir assim o impacto ambiental.

De acordo com o orientador do projeto, prof. Murilo Mendes de Angelo, esta pesquisa visa mitigar também um problema regional, já que o oeste paulista possuí inúmeras usinas em pleno funcionamento gerando grade quantidade de resíduos.

Nesta etapa da pesquisa os alunos já estão produzindo os tijolos para testes de resistência.