Publicações

Publicado o nº 63 da Revista Tema!

0 Comentário


Compartilhe

               

O número 63 da Revista Tema está publicado. A Tema é a revista científica corporativa da UNIESP. S.A. Em atividade desde 1986, com edições impressas, indexadas, e projeto editorial moderno e ousado, a Tema é uma das revistas acadêmicas mais antigas do cenário universitário brasileiro. Já figuraram nela professores e pesquisadores afamados. Apenas a título de ilustração, no número 61, a Tema publicou um inédito de José Saramago, prêmio Nobel de Literatura. O editor do periódico é o Prof. Dr. João Adalberto Campato Jr., que teve como preocupação inicial criar um Conselho Editorial formado por professores doutores do Brasil e do exterior, que fizessem uma rigorosa seleção dos artigos recebidos com base na qualidade acadêmica e no fator de impacto do texto.

Embora as grandes áreas da revista sejam constituídas por Letras, Linguística e Artes, ela vem se tornando, a cada dia, uma publicação de feição interdisciplinar. “A atenção com o caráter interdisciplinar da revista foi sempre solicitada pela professora Cláudia Aparecida Pereira, Vice-Presidente da UNIESP S.A e Vice-Reitora da Universidade Brasil“, afirma o professor Campato. Na linha dessa orientação, o número 63 da Tema figura como um dossiê temático à luz de várias ciências e disciplinas. Ocupa o centro das reflexões dos artigos a questão da comunicação, que, em cada estudo, é abordada seguindo viés teórico particular. Com efeito, temos o processo da comunicação abordado por especialistas do Direito, da Medicina, da Música, da História, das Relações Internacionais, da Letras, das Ciências Políticas.

Na sequência e em ordem de aparecimento na revista, os nomes e a filiação acadêmica dos autores do número 63 da Revista Tema são os seguintes: Alana Regina de Souza Menezes (UFMS), William Teixeira (UFMS), Silvio Ferraz (UNICAMP/USP), Mayra Goulart da Silva (UFRRJ), Luis Carlos Alves de Melo (UERJ), João Adalberto Campato Jr (UNIESP/Universidade Brasil), Héber Ricardo da Silva (UNIESP), Luis Antonio Alberti (UNIESP/FUNEPE/UNICAMP), Rodrigo Prando (Mackenzie), Rodrigo Alberto de Toledo (UNESP/Universidade de Salamanca-Espanha) e Tânia Novaretti (USP).

O professor Campato ainda faz questão de ressaltar que o fato de a UNIESP S.A. manter uma revista impressa de alto nível durante tanto tempo e, sobretudo, em momentos de crise, sinaliza para o desejo inequívoco do grupo educacional em solidificar seu compromisso com a cultura da qualidade, bem como uma aposta num futuro acadêmico promissor.

Por fim, o professor e editor João A. Campato Jr. enfatiza que a Revista Tema constitui o produto de um árduo e longo processo, que envolve inúmeros profissionais da melhor categoria, todos com semelhante propósito positivo de construção. Nesse cenário, agradece a todos os envolvidos e, em especial, à Profa. Cláudia Aparecida Pereira, ao Professor Ericson Dias Mello e à professora Rosa Beloto.  É importante ressaltar que a Revista Tema não é comercializada. Receberam já seus volumes os autores, e receberão seus exemplares as unidades da UNIESP S.A. e da Universidade Brasil.