CURSOS



Processos Químicos

Graduação: Tecnólogo



6 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

O progresso industrial do Brasil tem aumentado consideravelmente nos últimos anos fazendo com que as áreas científicas tenham sido estimuladas através da alta procura de profissionais qualificados.  A ciência química certamente se destaca como fundamental para as aplicações industriais. No curso de tecnologia em Processos Químicos, o profissional é capacitado para atuar com propriedade no desenvolvimento científico e tecnológico industrial, bem como na pesquisa e investigação científica.

Perfil Profissional

O tecnólogo em processos químicos é reconhecido pelo Conselho Regional de Química com diversas atribuições, podendo atuar em assessoria, consultoria, produção de processos químicos, controle de operações e processos, manutenção  e operação de equipamentos, análises laboratoriais,  desenvolvimento, pesquisa e investigação científica, entre muitas outras funções.  A região em que o curso está inserido também conta para o bom aproveitamento do profissional formado.  Com usinas, indústrias e laboratórios a região de São José do Rio Preto mostra plena capacidade de absorção do profissional.

Informações

O curso na Instituição

O curso oferecido fornece uma ampla formação abordando o controle de processos industriais e sua qualidade, passando pela produção tecnológica e biotecnológica, o desenvolvimento de produtos até o tratamento de águas e efluentes. A preocupação ambiental também se faz presente em disciplinas específicas e a formação gestora e de liderança também é trabalhada.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

O curso aborda as áreas básicas da química Geral, Orgânica e Inorgânica, além de sólida formação nas áreas químicas voltadas à indústria como estequiometria industrial, termodinâmica e várias disciplinas de tecnologia. O curso conta ainda com disciplinas voltadas para a área biotecnológica e engenharia, para uma ampla formação científica e ainda com disciplinas de gestão, ética, segurança do trabalho e outras provendo uma formação de gestão integrada.

Infraestrutura para o curso

O curso conta com laboratórios específicos para o curso, onde são ministradas as aulas práticas.

Estágio Supervisionado

Integrando a grade curricular do curso está o estágio supervisionado, onde através de parceria da Faculdade com Indústrias, Laboratórios e Usinas o aluno cumpre 200 horas de estágio divididas em diferentes áreas da química.

Atividades Complementares

As atividades complementares são cumpridas através da participação em eventos científicos, estágio de iniciação científica, produção de trabalho técnico e artigos, entre outras.


Resumo

Nome do Curso: Tecnologia em Processos Químicos

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: Portaria 39 de 19/04/2012

Atividades Complementares: 100 horas

Estágio Supervisionado: 200 horas

Projeto Integrador: 400 horas

Conselho profissional: CRQ – Conselho Regional de Química

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade Fartec - FARTEC São José do Rio Preto SP