CURSOS



Química

Graduação: Licenciatura



8 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É a ciência que estuda a matéria, sua composição e suas propriedades, transformações e combinações. O químico analisa substâncias e compostos, identifica suas propriedades e características físico-químicas, como elasticidade, resistência ou toxicidade. Investiga como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores. Em indústrias químicas, por exemplo, pesquisa e cria novos materiais, controla e supervisiona a produção e aplica testes de qualidade. Entre suas atribuições também estão a elaboração de projetos de instalações industriais e a manutenção de equipamentos. Com licenciatura, pode dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio.

Mercado de Trabalho

Os investimentos na indústria química brasileira têm potencial para chegar a 167 bilhões de dólares até 2020 e criar mais de 2 milhões de empregos, de acordo com um estudo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O mesmo estudo avalia que o crescimento econômico do País e as obras do PAC, bem como os preparativos para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas, aumentarão a demanda por produtos químicos. O quadro é, portanto, favorável para o químico, tanto nas indústrias de alimentos, cosméticos, tintas e combustíveis baseados em fontes renováveis quanto nos setores farmacêutico, petroquímico, agroindustrial e até da moda.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

A formação se dá Química – orgânica, inorgânica, analítica e físico-química -, com aulas teóricas e em laboratório. A primeira metade do curso é composta de disciplinas básicas: química orgânica e inorgânica, física, cálculo e matemática, fundamentais nas análises das reações. A partir do terceiro ano, opta-se entre química pura e industrial. O estágio é obrigatório e, para dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio, é preciso cursar licenciatura.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade Fartec - FARTEC São José do Rio Preto SP