CURSOS



Sistemas de Informação

Graduação: Bacharelado



8 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

APRESENTAÇÃO: O Curso visa atender as indicações instituídas pelas Diretrizes Curriculares de cursos da área de computação e informática e da Sociedade Brasileira de Computação. É princípio do Curso o compromisso com a qualidade do ensino, mediante atualização dos conteúdos, das ações e da qualificação do corpo docente. O curso oferece formação técnica, humanística, geral e especializada norteada pela missão institucional.

OBJETIVO: O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade de Ribeirão Preto possui o comprometimento com o desenvolvimento de competências que possibilitam ao estudante e futuro profissional, abordar de forma sistêmica os problemas organizacionais e propor soluções tecnológicas alinhadas às necessidades das organizações, levando em conta os níveis individuais, em grupo e organizacionais bem como as dimensões organizacionais, humana e tecnológica.  O curso desperta e estimula as potencialidades da interação entre as empresas e a academia no tocante ao desenvolvimento e aplicação de metodologias e tecnologias da informação.
O Curso visa atender as indicações instituídas pelas Diretrizes Curriculares de cursos da área de computação e informática e da Sociedade Brasileira de Computação. É princípio do Curso o compromisso com a qualidade do ensino, mediante atualização dos conteúdos, das ações e da qualificação do corpo docente. O curso oferece formação técnica, humanística, geral e especializada norteada pela missão institucional.

MERCADO DE TRABALHO: O profissional bacharel em Sistemas de Informação apresenta um vasto campo de trabalho uma vez que que possui habilidades e competências para atuar na administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro das empresas. Por essa razão, os profissionais que optam por essa carreira devem estar aptos a desenvolver e utilizar sistemas para a solução de problemas administrativos das organizações, uma vez que, entre as suas funções, estão o planejamento e a organização do processamento, o armazenamento e a recuperação de informações, a criação e a instalação de programas e a administração das redes de computadores, entre outras.
Os conhecimentos obtidos no curso capacitam profissionais para conceber, criar e realizar projetos desde o tratamento da informação até a construção de modelos de automatização corporativa, utilizando conceitos e técnicas de informática e da teoria de sistemas. Por isso, os alunos se tornam aptos a programar e implantar – com iniciativa, competência e criatividade – as atividades da área de informática em qualquer tipo de organização.
Os bacharéis de Sistemas de Informação podem trabalhar em empresas usuárias de informática, prestadoras de serviços, universidades, instituições financeiras, industriais e de pesquisa e em departamentos do poder público nas esferas municipal, estadual e federal. Além disso, os profissionais também têm a possibilidade de atuarem como autônomos, prestando consultorias e desenvolvendo ou comercializando sistemas computacionais e artigos de consumo do setor.

PERFIL PROFISSIONAL: O Curso Superior de Sistemas de Informação busca formar um profissional engajado na sociedade atual, em que o uso da tecnologia da informação se faz cada vez mais presente. Nesse contexto, os componentes curriculares apresentados nos módulos que compõem a estrutura curricular do curso proporcionam ao egresso plenas condições de desenvolver, avaliar e implementar das mais simples às mais sofisticadas tecnologias.
A constante análise da estrutura curricular permite que as necessidades de mercado sejam rapidamente atendidas, formando um profissional, atualizado e preparado para lidar com o que há de mais atual em termos de tecnologias voltadas ao setor logístico, sem perder de vista tecnologias que ainda estão em uso.
Os bacharéis do curso de Sistemas Informação terão sólida formação conceitual, técnica e empreendedora capaz de:
- Exercer sua atividade profissional de forma ética, crítica e transformadora;
- De compreender a dinâmica empresarial decorrente de mercados mais exigentes e conscientes de seus direitos e das novas necessidades sociais, ambientais e econômicas;
- Participar do desenvolvimento e implantação de novos modelos de competitividade e produtividade nas organizações;
- Diagnosticar e mapear, com base científica, problemas e pontos de melhoria nas organizações, propondo alternativas de soluções baseadas em sistemas de informações;
- Planejar e gerenciar os sistemas de informações de forma a alinhá-los aos objetivos estratégicos de negócios das organizações.

DIFERENCIAIS DO CURSO O profissional egresso do curso de Sistemas de Informação deverá desenvolver as seguintes competências:
Capacidade de aplicar os conhecimentos na prática.
Conhecimentos sobre a área de estudo e a profissão.
Responsabilidade social e compromisso cidadão.
Capacidade de comunicação oral e escrita.
Habilidades no uso das tecnologias da informação e da comunicação.
Capacidade de aprender e atualizar-se permanentemente.
Habilidades para buscar, processar e analisar informação com fontes diversas.
Capacidade crítica e autocrítica.
Capacidade para atuar em novas situações.
Capacidade criativa.
Capacidade para identificar, apresentar e resolver problemas.
Capacidade para tomar decisões.
Capacidade de trabalho em equipe.
Compromisso com a conservação e preservação do ambiente.
Valorizar e respeitar a diversidade e multiculturalidade.
Compromisso ético.
Compromisso com a qualidade.
Competências Específicas

RESUMO: O bacharel em Sistemas de Informação será capacitado para atuar no mercado em todas as fases de desenvolvimento de sistemas e como gestor dos recursos computacionais.
A procura por mão de obra qualificada é grande em diversas áreas do mercado, mas em um setor que cresce até 20% ao ano em Ribeirão - bem acima da média da economia - e que exige um nível de especialização maior, essa tarefa é ainda mais difícil. O setor de Tecnologia de Informação (TI) enfrenta uma carência de profissionais
Em 2015, o Brasil sofrerá com a falta de 117.200 profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC). A conclusão é de um estudo da consultoria IDC -
Ainda de acordo com a IDC, o mercado de tecnologia da informação no Brasil vai ter uma taxa de crescimento anual composta de 12% entre 2011 a 2015.
A escassez diz respeito a área de tecnologia em geral, seja dentro de empresas do setor ou em companhias que nada têm a ver com tecnologia especificamente. A demanda em TI explodiu tanto em empresas de desenvolvimento de software como em bancos e companhias de telefonia celular, por exemplo, onde se cuida de gestão dos computadores e áreas de sistemas internos.

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Identificação do Curso

Designação: Bacharelado em Sistema de Informação

Regime Acadêmico: Seriado

Período: Semestral

Tempo mínimo para integralização: 08 semestres

Tempo máximo de integralização: 12 semestres

Forma de ingresso: Processo Seletivo

Portaria de Autorização: PORTARIA Nº 392, DE 8 DE MARÇO DE 2002 - DOU de 11/03/2002

Critérios de Avaliação: A avaliação bimestral compreende desempenho do aluno nas atividades de participação e na prova.  A avaliação bimestral, com valor de 0,0 a 10,0.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade do Guarujá - FAGU Guarujá SP
   Faculdade de Mauá - FAMA Mauá SP
   Faculdade de Ribeirão Preto - AFARP Ribeirão Preto SP
   Faculdade de Duque de Caxias Rio de Janeiro - Duque de Caxias RJ
   Faculdade de Santa Luzia Santa Luzia MG
   Faculdade Santa Izildinha São Paulo - Capital - São Mateus SP
   Barão de Piratininga - FBP São Roque SP
   Faculdade São Roque - FSR São Roque SP
   Faculdade de Suzano Suzano SP