CURSOS



Comércio Exterior

Graduação: Tecnólogo



4 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

Mercado de Trabalho

- Gerente de Importação e Exportação;

- Analista de Importação e Exportação;

- Analista de Câmbio;

- Gerente / Consultor / Analista / Supervisor em Câmaras de Comércio e Órgãos Governamentais.

Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior tem como objetivo desenvolver competências associadas aos processos de despachos de Importação e Exportação, análise de câmbio, legislação aduaneira, direitos de navegação, seguro no comércio internacional e marketing internacional, criando possibilidades de atuação em empresas relacionadas ao comércio exterior, tanto públicas como privadas.

Informações: 

Duração do Curso: 04 semestres.
Período de Funcionamento: Noturno.

PTM - Projeto Tecnológico Multidisciplinar

Ao final do semestre o aluno deverá desenvolver um trabalho multidisciplinar envolvendo as disciplinas ministradas no período.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares Curriculares (ACC) constituem-se em pré-requisito para obtenção do diploma de graduação dos cursos da Faculdade do Guarujá  tendo sua carga horária determinada pela diretrizes curriculares do MEC em 300 (trezentas) horas, sendo que 100 (cem) horas serão convalidadas por atividades de pesquisa para elaboração do PTM, e 200 (duzentas) horas serão convalidadas mediante apresentação de certificação e relatórios das respectivas atividades, podendo efetivar-se por:

Atuação Voluntária: Participação em eventos sociais e/ou comunitários que estejam ligados a sua formação profissional ou que contenham relação com temas desenvolvidos em sala de aula, apresentando documentação comprobatória e relatório das atividades desenvolvidas.

Cursos Específicos: Cursos Específicos, desenvolvidos no período letivo, com apresentação da certificação, acompanhado de relato de conhecimento adquirido.

Cursos De Extensão: Cursos de Extensão, desenvolvidos no período letivo, com apresentação da certificação, acompanhado de relato de conhecimento adquirido.

Visitas Técnicas: Visita monitorada a empresas, devendo ser apresentada com relatório específico da visita e a convalidação do professor.

Atividades Teóricas / Prática: Atividades desenvolvidas com orientação do professor objetivando o aprendizado.

Atividades Culturais:

- Leitura complementar de textos ligados a sua formação profissional ou que contenham relação com temas desenvolvidos em sala de aula, com apresentação de resenha ou fichamento;

- Participação em debates, palestras, cursos, seminários ligados a sua formação profissional ou que contenham relação com temas desenvolvidos em sala de aula, com apresentação de certificação e relatório correspondente;

- Participação em sessões de cinema ou sessões de teatro com assuntos ligados a sua formação profissional ou que contenham relação com temas desenvolvidos em sala de aula, apresentando comprovação e resenha do assunto.

Cada um dos grupos especificados acima terá sua convalidação no total máximo de 50 horas. 

 

Dados legais: Autorizado pelo Ministério da Educação através da Portaria MEC nº 375 de 15 de agosto de 2008, e RECONHECIDO pelo MEC com nota 3 (três) à ser publicada.

Horário de atendimento na Coordenação:

- Segunda-feira: 17h às 18h30;
- Terça-feira: 8h às 12h;
- Quinta-feira: 17h30 às 18h30;
- Sexta-feira; 17h às 18h30.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade do Guarujá - FAGU Guarujá SP