CURSOS



Radiologia

Graduação: Tecnólogo



6 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

Desde o primeiro ano são oferecidas ao aluno disciplinas básicas e profissionalizantes. A adequação da sequência curricular às exigências do mercado de trabalho é uma grande preocupação dos coordenadores do curso; o estudo da Anatomia, por exemplo, é totalmente voltado para a formação e a interpretação da imagem radiográfica, tomográfica e de ressonância nuclear magnética.

Com a formação generalista oferecida pelo curso, o futuro profissional estará preparado para escolher sua área de atuação. São cinco as grandes áreas de formação específica do 

Tecnólogo em Radiologia: Radiologia Médica

Envolve a geração e análise de imagens por raios X, tomografia computadorizada, ressonância magnética nuclear e medicina nuclear. Nesta última técnica, o estudante, além de gerar imagens (como, por exemplo, a cintilografia), aprende a trabalhar com equipamentos para oncologia clínica e cirúrgica.

Radiologia Médico-Veterinária

Envolve a geração e análise de imagens de raios X, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética. Esse último equipamento ainda é, no Brasil, disponível em poucos centros de diagnóstico por imagem. O aluno estuda os meios de produção de imagens de animais de pequeno, médio e grande porte, sejam eles domésticos, silvestres, exóticos ou de laboratório. A pesquisa experimental é a tônica dessa área da radiologia no curso da FASER.

Radiologia Odontológica

Nesta área o futuro profissional aprende sobre a formação da imagem para diagnóstico de afecções da face, cabeça e cavidade oral. A medicina nuclear também é direcionada para a oncologia oral.

Radiologia Industrial

Utiliza imagens para ensaios não-destrutivos, com aplicação em fábricas de turbinas de aviões e peças de veículos, assim como na indústria naval e equipamentos de soldagens específicas. Essas atividades utilizam os raios X, a tomografia e o ultrassom na verificação da qualidade das peças produzidas.
Irradiação de Alimentos

Área que desenvolve técnicas para a conservação de alimentos e o aprimoramento de sua higiene e qualidade.


Grade Curricular


A grade curricular da FASER é bastante dinâmica para atender o campo da Tecnologia em Radiologia. Nos últimos dois semestres, o aluno terá, concomitantemente, aulas teórico-práticas e estágios curriculares em clínicas de diagnósticos da Paraíba. A faculdade mantém vários convênios com hospitais públicos e clínicas. Também é oferecido aos alunos da Santa Emília um semestre de conceitos básicos, como Anatomia, Fisiologia, Saúde Coletiva, Psicologia, Patologia, Relações Humanas, Ética, Noções de Direito etc.

O curso de Tecnologia em Radiologia é um dos poucos do Brasil que forma o profissional para controle de qualidade, área específica do físico e que o tecnólogo agora está atuando na Radiologia. A grade curricular da FASER também oferece ao aluno algumas unidades curriculares voltadas para a gestão. Ele terá noções de empreendimentos na área de saúde, inclusive aprendendo a fazer compras de material, estocagem, armazenagem, além da gestão em meio ambiente.


Regulamentação

A profissão está regulamentada pela Resolução CONTER Nº 002/05.

As atribuições dos Tecnólogos em Radiologia são estabelecidas ainda pelo Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia, disponível no site: www.catalogo.mec.gov.br
 
Ato Legal de Reconhecimento: Portaria nº 284, de 25/04/2011
Duração Mínima: 6 semestres
Duração Máxima: 9 Semestres
Atividades complementares: 100 horas
Estágio Supervisionado: 480 horas
Conselho profissional: CRTR
Nota de Avaliação CPC MEC: 3 (2005)
Enade: 2 (2010)

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade Santa Emília de Rodat João Pessoa PB