CURSOS



Nutrição

Graduação: Bacharelado



8 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação / Objetivo

As bases do curso de Bacharelado em Nutrição das Faculdades Esefap estão consonantes com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Nutrição com a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

O Nutricionista é um profissional da saúde, com formação generalista, humanista e crítica. É capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição sejam fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde, e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural. A formação deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso de Bacharelado em Nutrição das Faculdades Esefap tem como missão:

“Proporcionar a formação de um profissional crítico, com embasamento teórico e conhecimento técnico capacitado e habilitado para o desenvolvimento de atividades relacionadas à condição de saúde e nutrição do ser humano, individual ou coletivamente, sempre buscando meios para o seu aprimoramento, através do desenvolvimento de sua prática de forma crítica, e estabelecendo boa relação ética com sua clientela e com os demais profissionais”.

 

Mercado de Trabalho

O nutricionista pode exercer atividades autônomas, trabalhar em instituições de ensino, pesquisa, saúde e abastecimento de alimentos, além da alimentação escolar, indústrias alimentícias, nutrição e marketing, nutrição e esporte, clínicas, ambulatórios, consultórios, hospitais, academias e spas.


Nutrição para Coletividade Sadia - Atenção dietética direcionada a diferentes grupos populacionais, tais como: adultos, adolescentes, pré-escolares, escolares, idosos, atletas e outros. Exemplos: Creches, escolas, clubes e academias.

 

Nutrição Clínica - Avaliação das enfermidades e condutas dietoterápicas específicas para recuperação e manutenção da saúde. O Profissional de Nutrição Clínica poderá atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios e academias. É importante nesses casos a inclusão de conhecimentos sobre Nutrição Funcional, ramo que estuda a individualização do atendimento de acordo com aspectos bioquímicos de cada paciente, com utilização de alimentos com propriedades funcionais em casos específicos. O uso das práticas relativas à nutrição funcional tem obtido sucesso em diversos estudos para tratamento e prevenção de patologias, podendo ampliar ainda mais os benefícios advindos da terapêutica nutricional.

Alimentação para Coletividades - O nutricionista é o responsável pela execução dos aspectos organizacional e administrativo das Unidades de Alimentação e Nutrição destinadas ao fornecimento de refeições a coletividades sadias e enfermas. O mercado de trabalho dessa área abrange tanto os restaurantes industriais de empresas e hospitais, como também estabelecimentos comerciais de alimentação.

Ciência e Tecnologia de Alimentos - É a área de atuação em que o profissional estuda os aspectos químicos, estruturais e funcionais dos alimentos, além das alterações físico-químicas e análises laboratoriais. O nutricionista poderá atuar no desenvolvimento de novos produtos alimentícios nas indústrias, no controle de qualidade, no Marketing de novos produtos e na vigilância sanitária.

Nutrição Social - Refere-se às atividades profissionais de avaliação e diagnóstico da situação nutricional de populações, assim como, da implementação de políticas de saúde e nutrição. Atuação em Centros de Saúde, programas de aleitamento materno, na merenda escolar, na vigilância nutricional, em Políticas de Alimentação e Nutrição.


Perfil Profissional

O egresso do curso de Bacharelado em Nutrição das Faculdades Esefap, por sua formação interdisciplinar nas áreas de humanas, saúde, ciências dos alimentos e administração, é um profissional com uma visão ampla de atuação dentro de um determinado contexto social, o que permite a ele entender a ciência como um instrumento construtor de uma ação social promotora de mudanças na qualidade de vida do indivíduo ou de grupos populacionais, pautado nos princípios da ética profissional. Para tal, deverá utilizar ferramentas de avaliação crítica, apoiado em conceitos e princípios da ciência da nutrição, gerando diagnósticos fidedignos do seu problema de estudo ou de sua atuação profissional, propondo medidas efetivas de curto, médio e longo prazo.

Somado a isto, o egresso deverá ser capaz de tomar decisões e assumir lideranças, de forma articulada com outros profissionais ou comunidades, e com espírito empreendedor na busca de novas áreas de atuação do profissional nutricionista.

Nesse contexto, o Curso de Bacharelado em Nutrição das Faculdades Esefap considera como eixos fundamentais na formação profissional, o novo paradigma da atenção à saúde que vem sendo reconstruído nas últimas décadas, conjugado com o conceito de segurança alimentar, que prevê o direito a alimentação como o mais elementar do ser humano, permeando a atenção alimentar e nutricional enquanto instrumento de trabalho, respaldado por princípios éticos, humanísticos e visão holística do ser humano.

Este profissional deverá ser identificado por suas competências e habilidades segundo os aprofundamentos possibilitados no curso de formação inicial, diante da interação teoria e prática, entre ensino, pesquisa e extensão, que potencializará a construção de conhecimentos profissionais significativos à realidade de atuação.

 

Diferenciais do curso na Instituição

A articulação da teoria com a prática desde os primeiros semestres; laboratórios estruturados com ampla tecnologia, como a impedância bioelétrica (BIA); professores renomados, em constante capacitação e atualização; desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão, envolvendo a comunidade local e região; incentivo a participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos.

 

INFRAESTRUTURA

 

- Laboratório de Informática

- Laboratório de Anatomia

- Laboratório de Técnica Dietética

- Laboratório de Avaliação Nutricional

- Laboratório Multidisciplinar

- Biblioteca

- Cantina

- Área de Convivência

- Núcleo de Apoio ao Discente

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade de Frutal Frutal MG
   Faculdade de Mauá - FAMA Mauá SP
   Faculdade Taquaritinga - FTGA Taquaritinga SP
   Faculdade de Tupã Tupã SP