CURSOS



Serviço Social

Graduação: Bacharelado



8 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

O Curso de Serviço Social da FAPEPE autorizado pela portaria No-380 do Ministério da Educação(MEC), tem como proposta formar profissionais com compromisso ético e conhecimento técnico capazes de compreender e intervir na realidade social.

A formação profissional é norteada pelos princípios de criticidade, competência e compromisso com a democracia e a cidadania. Essa formação é viabilizada através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. São exigidos quatro períodos de estágio curricular, realizados em instituições conveniadas.

Com um campo de atuação amplo, o assistente social pode vincular-se a organizações públicas (prefeituras, governos estadual e federal, poder judiciário); organizações privadas (empresas); e organizações da sociedade civil (organizações não governamentais e movimentos sociais).

Dentro dessas organizações, o assistente social formula e implementa propostas nas áreas: de assistência social, criança e adolescente, habitação, família, população de rua, saúde, educação, idosos, questões de gênero e etnia, portadores de deficiência, terceiro setor, questão agrária e urbana, entre muitas outras de ordem social.

As possíveis atividades deste profissional compreendem aquelas que dizem respeito ao atendimento direto ao usuário das políticas sociais, planejamento e gestão da área social, pesquisa, assessoria, consultoria e docência no ensino superior.

A profissão de Assistente Social é regulamentada por lei, dispõe de código de ética e de entidades de fiscalização do exercício profissional.

Perfil Profissional

O curso de graduação em Serviço Social da Faculdade de Presidente Prudente prioriza uma formação que prepare o profissional com perfil capaz de atuar nas expressões da questão social. A formação profissional deve garantir competências e habilidades que viabilizem uma capacitação teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas. No que se refere às competências:

- Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
- Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
- Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
- Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;
- Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
- Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
- Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.

As principais habilidades que contribuem para a formação do perfil do profissional desejado envolvem:

- Formular, implementar e avaliar políticas sociais;
- Assessorar e apoiar os movimentos e grupos sociais populares no exercício, defesa e conquista dos direitos civis, políticos e sociais;
- Realizar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas, ONG’s e outras organizações;
- Orientar indivíduos e grupos usuários dos seus serviços onde estão inseridos profissionalmente, no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento na defesa e efetivação dos seus direitos, além de outras demandas;
- Planejar e executar pesquisas que contribuam para a analise e produção do conhecimento da realidade social, de forma a contribuir coma intervenção profissional.

Objetivos

O Curso de Serviço Social da FAPEPE propõe como objetivo geral à capacitação teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas. Tal capacitação é imprescindível para compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico. A partir desta compreensão, os Bacharéis em Serviço Social em formação desvelam as possibilidades de ação contidas na realidade onde atuam, reconhecendo as demandas sociais emergentes e formulando respostas profissionais competentes, para o enfrentamento da questão social.

Neste sentido, o Curso de Serviço Social tem os seguintes objetivos específicos:

- Capacitar o aluno na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos na área social. Essas ações implicam planejar, organizar e administrar benefícios sociais de forma justa e democrática, orientando a população em seus direitos sociais;
- Incentivar a pesquisa e extensão como instrumento básico para conhecimento da realidade e enriquecimento da teoria e da prática do Serviço Social, contribuindo com a produção do conhecimento, em nível local e regional;
- Formar Assistentes Sociais capacitados para desenvolver uma prática profissional calcada na ética e voltada à especificidade histórico-social da realidade em que atuam;
- Despertar o comprometimento da comunidade acadêmica com o desenvolvimento local, garantido o papel político e social da educação enquanto fator de inovação e mudanças sociais.

* Optativas: Libras, Produção de Textos Acadêmicos, Ciência Política, Novas Ferramentas de Informações no Serviço Social, Ferramentas tecnológicas para diagnóstico social, Serviço Social e responsabilidade social, Serviço Social e sustentabilidade, Políticas públicas e gênero, Diversidade cultural e direitos humanos, Serviço Social e Mediação de conflitos, Assessoria, Consultoria e Serviço Social.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Instituto Educacional de Assis - IEDA Assis SP
   Faculdade de Birigui - FABI Birigui SP
   Faculdade de Boituva Boituva SP
   Faculdade de Frutal Frutal MG
   Faculdade Faisa - FAISA Ilha Solteira SP
   Faculdade de Mirandópolis Mirandópolis SP
   Faculdade Monte Alto - FMA Monte Alto SP
   Faculdade de Nova Esperança Nova Esperança PR
   Centro Universitário de Presidente Prudente - FAPEPE Presidente Prudente SP
   Faculdade de Presidente Venceslau - FAPREV Presidente Venceslau SP
   Faculdade de Duque de Caxias Rio de Janeiro - Duque de Caxias RJ
   Centro Universitário do Rio de Janeiro Rio de Janeiro - Campo Grande RJ
   Faculdade de Salvador Salvador BA
   Faculdade de Santo André Santo André SP
   Faculdade de São Caetano - Tijucussu São Caetano do Sul SP
   Faculdade de São Paulo São Paulo - Capital - Centro Velho SP